Desabamento de teto da ‘igreja de ouro’, em Salvador, deixa ao menos um morto

Parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, conhecida como “igreja de ouro”, desabou na tarde desta quarta-feira (5), no Centro Histórico de Salvador. Pelo menos uma pessoa morreu e seis ficaram feridas, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

A vítima era turista de São Paulo, chamada Júlia, de 23 anos. Ela chegou à cidade em um navio, que está ancorado no Porto de Salvador, e estaria visitando a igreja com outras três amigas quando parte do teto desabou.

O espaço onde os fiéis ficavam durante as missas foi coberto por destroços. Policiais militares isolaram a área e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) presta socorro às vítimas.

Considerada uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo, o templo já enfrentava problemas estruturais há anos. No interior, revestido em ouro, o templo fundado no início do século XVIII foi tombado como patrimônio material do Brasil. Porém, o reconhecimento do governo federal, que deveria garantir a proteção ao espaço, não impediu a construção de atingir uma situação degradante.

Em 2023, o local estava com pinturas e teto desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado em vários pontos – o que dificultava a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

No mesmo ano, um dos pátios da igreja de São Francisco foi parcialmente fechado, porque já havia risco de queda do pináculo direito. A estrutura, uma cúpula de material que pesa cerca de 1,5 tonelada, chegou a ser removida, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Durante o processo, as visitas ao templo, que é um dos mais procurados por quem passeia pelo centro histórico da capital baiana, seguiram mantidas.

Em maio de 2023, o governo federal fez a reestruturação dos painéis lusitanos de todo o prédio, mas as melhorias não se estenderam a outras partes do templo que precisam de manutenção.

Fonte: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.