
Nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, faleceu Urbano Amâncio Pereira, conhecido carinhosamente como Bano Sapateiro. Nascido em uma família humilde, Bano começou sua trajetória profissional ao lado de seu pai, na usina de caroá do industrial Veremundo Soares.
Em entrevista concedida em maio de 2023, quando celebrava o seu aniversário de 93 anos, Bano recordou suas primeiras experiências, desde o trabalho como ajudante na caldeira até a formação como sapateiro, passando por mestres como Aderbal Conserva e Afonso Ferreira. “Eu trabalhava botando lenha na caldeira; tempos depois comecei a trabalhar como aprendiz de sapateiro…”, relembra o artesão, ao jornalista Machado Freire.
A grande virada na vida de Bano ocorreu em 1950, quando se mudou para o Recife. Ali, ele não apenas aprimorou suas habilidades, mas também se envolveu em organizações de trabalhadores, muitos dos quais lutavam por direitos e justiça social.
Após um período na capital pernambucana, onde torcia pelo Santa Cruz, Bano se aventurou em Araripina a pedido de seu irmão, mas a experiência não foi positiva, levando-o à falência em seis meses. Contudo, o sapateiro não se deixou abater e, com o apoio de amigos, retornou a Salgueiro.
O velório está acontecendo no Centro de Velório – SAF em Salgueiro/PE e o sepultamento será nesta terça-feira (18), às 16h.