Prefeitura de Salgueiro coloca em funcionamento Centro de Proteção Animal para o controle da população de animais de rua

Em mais uma ação relacionada à causa animal, após tirar o Castramóvel da garagem e o levar para as ruas, a Prefeitura de Salgueiro colocou em funcionamento nesta quarta-feira, 30, o Centro de Proteção Animal (CPA). A unidade, localizada na Praça Benjamín Soares, no Centro, abrigará animais retirados das vias públicas pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária, além de fornecer atedimento gratuito a cães e gatos de famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico.

A solenidade de inauguração, que ocorreu dentro das comemorações pelos 161 anos de Emancipação Política de Salgueiro, teve participação do prefeito, Fabinho Lisandro; o vice-prefeito, Emmanuel Sampaio; o deputado estadual Joãozinho Tenório; a secretária de Saúde, Cláudia Pereira; a diretora de Vigilância Sanitária, Neiva Monteiro; os vereadores Mael do Divino, Professor Agaeudes, Michel Vasconcelos e Baldin dos Anjos; o ex-vereador Bruno Marreca; e a gestora da VII GERES, Auxiliadora Magalhães. Também participaram, secretários municipais, representantes de ONGs de proteção animal e pessoas da comunidade.

No CPA serão realizados diversos cuidados nos animais removidos das ruas, incluindo vacinação, banho e castração. A equipe é formada por três veterinários, que vão se revezar entre o Centro de Proteção Animal e o Castramóvel, e um zootecnista. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde. O prefeito disse que a unidade prestará serviços oferecidos por pet shops, que pessoas de baixa renda não têm acesso.

“Hoje um dos negócios que mais prosperam são os pets, não só em Salgueiro, mas em todo o mundo. E por que as pessoas com menos recursos não podem ter acesso a esse serviço? Aqui em Salgueiro a gente tem, de forma pioneira”, destacou, antes de fazer o descerramento da faixa que abriu oficialmente o CPA.

A iniciativa é um esforço do governo municipal para atender a uma demanda antiga da população: o controle da população dos animais em situação de rua. A expectativa é que com o aumento das castrações, inclusive de fêmeas, haja uma redução gradativa do número de cachorros e gatos nas ruas. O Castramóvel já está contribuindo, tendo realizado 57 castrações pelos bairros em menos de um mês de funcionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.