Izilda Sá recebe Título de Cidadã Salgueirense em sessão solene na Câmara de Vereadores

Na manhã desta sexta-feira (16), o Anexo da Câmara de Vereadores de Salgueiro foi palco de uma emocionante sessão solene marcada pela entrega do Título de Cidadã Salgueirense à engenheira agrônoma Izilda Antônia de Sá. A homenagem, proposta em 2022 pela vereadora Eliane Alves (PSB) em conjunto com a ex-vereadora Fátima Carvalho e aprovada por unanimidade, reconhece os relevantes serviços prestados por Izilda ao município, sobretudo nas áreas da educação e cultura.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, amigos, representantes da comunidade de Conceição das Crioulas e educadoras das escolas municipais Baldoíno Gomes e Cleuzemi Pereira. Em sua fala de agradecimento, Izilda emocionou o público ao relembrar sua história com Salgueiro“Eu venho a Salgueiro desde criança e nunca imaginei que ia entrar em uma casa parlamentar para receber um documento dizendo: você gosta de Salgueiro, e isso é uma bênção”, declarou.

“Todos nós estamos aqui hoje é porque acreditamos que a educação constrói, e em um mundo de embates e diferenças, ainda podemos colocar um tijolinho na casa do saber, educação e respeito. Esse título é nosso, e eu sou muito grata a meus pais e avós que me ensinaram a preservar e alimentar as raízes de onde vim”, completou a homenageada, agradecendo em especial a Eliane Alves, Fátima Carvalho, Creuza Pereira, Gonzaga Patriota e a todos os presentes.

O presidente da Câmara, Léo Parente, expressou sua satisfação com a entrega da honraria. “É uma imensa alegria fazer essa entrega, que é uma forma de manifestar a nossa gratidão por todo o histórico e homenagear a sua vida. Que Deus possa te abençoar e você continue trilhando o caminho do bem”, declarou.

A vereadora Eliane Alves destacou a forte ligação de Izilda com Salgueiro, mesmo tendo nascido em São Paulo. “Apesar de ter nascido em São Paulo, o pertencimento, as suas raízes e para onde ela deveria voltar, isso ela praticou a vida inteira vindo a Salgueiro para ser voluntária e ajudar a comunidade a se desenvolver”afirmou.

A ex-vereadora Fátima Carvalho exaltou a trajetória da homenageada. “Essa guerreira, mulher de luta e que cuida tão bem da nossa cidade”, enfatizou, relatando que o pedido do título partiu da própria Dona Creuza, em reconhecimento à luta de Izilda e de seus avós.

O vereador e professor Agaeudes Sampaio também prestou sua homenagem: “A educação tem a fonte e energia de transformar vidas. Assim, eu vejo que foi dessa forma que transformou a sua vida para se aproximar da educação e fizesse cada vez mais pela população. E nada mais justo que receber essa homenagem”.

A entrega do título a Izilda Sá representa o reconhecimento de sua dedicação voluntária e do trabalho contínuo em prol da identidade, memória e educação da população salgueirense.

Raizes e trajetória 

Izilda Sá nasceu em São Paulo em 1955, filha de Joaquim Baldoíno de Sá, salgueirense, e Ana Antônia de Sá, natural do Ceará. Neta de BaldoínoGomes de Sá — professor que dá nome a uma escola municipal — e de Maria de Sá, ela é fruto do êxodo nordestino dos anos 1950, mas sempre manteve laços afetivos e atuantes com Salgueiro.

Engenheira agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP-Piracicaba), Izilda tem uma trajetória marcada pelo compromisso com a educação e a valorização da cultura nordestina. Entre suas contribuições mais significativas está o apoio à biblioteca afro-indígena da comunidade de Conceição das Crioulas, articulando doações de livros junto a instituições como a Fundação Joaquim Nabuco, Memorial da América Latina, SESC Campinas, UFMG e editoras de alcance nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.