Confira o resumo da Sessão Ordinária da Câmara de Salgueiro desta quarta (21)

Durante a sessão ordinária realizada na última quarta-feira, 21 de maio de 2025, na Câmara Municipal de Salgueiro, os vereadores abordaram uma série de temas relevantes para o município, destacando demandas das comunidades urbanas e rurais, ações da gestão pública, além de promoverem homenagens e convites à população. A pauta foi marcada por críticas, reivindicações e reconhecimento de iniciativas, refletindo o compromisso dos parlamentares com seus mandatos e com os interesses da população. Confira, a seguir, um resumo das principais falas dos vereadores durante a sessão.

1º Pitel Filho (MDB) iniciou seu discurso convidando a população para a abertura do Ciclo Junino neste sábado (24), que contará com Zeca do Acordeon, Raimundo do Cardeon, Avelar Cariri e Alexandro. Ele enfatizou que o forró da Casa do Sanfoneiro continuará. Relembrou suas solicitações para a manutenção das estradas das zonas rurais, assim como os pedidos de poços e desobstrução de vias feitos à secretaria responsável. Solicitou que a secretária responda seus requerimentos. Comentou que viu, na sede da Amusa, na Barriguda, um slogan da facção criminosa PCC, do qual gravou um vídeo e enviou às autoridades. Informou que a polícia do município já está à procura dos infratores e pediu que os demais vereadores apoiem a polícia militar, civil e penal, para que situações como essa não ocorram na zona urbana e rural. Enfatizou que dará todo o suporte à polícia e mandou um abraço para os agricultores que acompanham a sessão. Finalizou enviando um abraço aos policiais e servidores públicos que estão trabalhando.

2º Eliane Alves (PSB) felicitou o vereador Mariano Barros pelo aniversário e desejou muita energia positiva ao amigo. Afirmou que os “leões ferozes” querem calar a bancada do povo e que, se eles forem silenciados, isso será favorável para aqueles que não querem trabalhar. Relatou que a população tem solicitado atenção à cidade e aos distritos, mas a prefeitura não tem conseguido remover o matagal das ruas, além disso, a bancada da prefeitura também não solucionou os problemas dos esgotos e dos buracos nas vias públicas. Mencionou a falta de medicamentos; a retirada de ambulâncias dos distritos, como Conceição das Crioulas e Campinhos; a ausência de transporte para levar as crianças às terapias e a carência de cuidadores nas escolas. Enfatizou que essas necessidades são básicas e que os serviços estão sendo  pagos mensalmente às empresas responsáveis por sua execução. Ressaltou que, apesar dos milhões destinados à educação, os pais continuam recebendo bilhetes solicitando material escolar. Destacou a falta de pediatra na UPA 24h. Comentou os vídeos do prefeito e afirmou que o último, publicado no Ministério da Saúde, no qual ele dizia estar indo regularizar a UPA 24h, representa uma distorção da realidade, pois a unidade já estava regularizada. Contou que está irregular desde janeiro/2025 pela falta de pediatra e funcionamento da sala vermelha.Garantiu que nunca se calou e que continuará sendo uma voz ativa, contribuindo para que os serviços pagos pela população sejam entregues com qualidade. Relembrou sua presença na comemoração dos 30 anos da Escola Professor José Mendes, uma das maiores obras de Creuza Pereira em Conceição das Crioulas. Por fim, mostrou que à governadora deixou  Salgueiro de fora do Circuito Literário de Pernambuco e ressaltou que o período em que Salgueiro era valorizado, como na época de Eduardo Campos, voltará, pois ele deixou um filho que pode continuar esse legado.

3º Zé Carlos (Republicanos) comentou que traz para a Casa a pauta do povo, principalmente diante da mudança do tempo. Agradeceu os convites das mães e dos gestores de escolas que recebeu neste mês de comemoração das mães, período em que foi chamado para visitar escolas do município. Fez um apelo de urgência ao Secretário de Serviços Públicos e à Secretária de Agricultura para a manutenção das estradas do Baixio Grande, Carrancudo, Boi Esperança, Baixio Verde, Feijão, Vasques, Coqueiro e Campinhos, visando diminuir a dificuldade no transporte. Mandou um abraço para Tico do Peixe por ter trazido essa demanda. Expressou sua alegria por ter nutrido, na Tribuna, o sonho de familiares que têm dependentes químicos. Relatou que os casos não param e que já está encaminhando duas pessoas para o Centro de Reabilitação Cristo Liberta. Relembrou que apresentou a ideia de criar um centro como esse em Salgueiro para o ex-prefeito de Olinda e que já conseguiu o espaço para sua implantação. Elogiou Janio da Caramuru pela doação de tintas e o Dr. Edilton, da Salgueiro Construção, pela ajuda ao Centro de Reabilitação. Enfatizou que esse projeto é um de seus sonhos e que, no dia 7, receberá visitas para verificar as instalações do Centro. Comentou que, durante as festas, há um aumento na criminalidade e no uso de substâncias, e que apenas campanhas de conscientização não resolvem o problema. Informou que o Centro de Reabilitação terá como foco principal o tratamento de dependência de drogas e que precisará do apoio de todos. Falou sobre a viralização dos bebês reborn e afirmou que o amor da humanidade esfriou, levando a sociedade a um estado de adoecimento. Finalizou destacando o rombo no INSS e mencionou que toda a bancada do presidente votou contra a investigação.

4º Mariano Barros (PSB) lamentou o falecimento de Mauro Félix de Souza, Seu Mauro do Feijão e fez uma moção de pesar oral. Relatou que, no último fim de semana, Salgueiro recebeu uma festa muito bonita, que contou com o cantor e crítico social Edson Gomes. Citou um trecho de sua música: “Vamos, amigos, lutem, senão a gente acaba perdendo o que já conquistou”, enfatizando que o artista aborda problemas sociais do município, como a retirada do pediatra da UPA, a situação dos cuidadores das escolas e os direitos dos servidores públicos. Contou que, na Casa, há pessoas que gostam de briga e de fazer graça, mas que perderão tempo se vierem tentar brigar, pois ele não briga, apenas luta. Relatou que recebeu um convite no qual Mana será homenageada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) em Recife na terceira edição da exposição “Pioneiras: Faces Negras”, por ter sido a primeira mulher negra eleita vereadora e presidente da Casa do Legislativo. Finalizou desejando um bom dia e uma ótima sessão.

5º Michell Vasconcelos (PSD) comentou que esteve nas ruas fiscalizando os problemas e parabenizou o prefeito por operar um verdadeiro milagre ao fazer a bancada da oposição enxergar. Apontou que essa bancada só percebe os acontecimentos a partir de 1º de janeiro. Relatou que o governo Clebel repassou 14 ambulâncias para Marcones, mas o gestor não entregou sequer uma para Fabinho. Enfatizou que há pessoas na Casa que não gostam de ouvir a verdade, mas sabem muito bem como ocultá-la e disseminar mentiras. Destacou que sua posição é pautada pelo que é correto e que o TRE não deveria prestar homenagens, pois andar na linha é uma obrigação e ressaltou que vender marmitas não é correto. Mencionou um trecho da música de Edson Gomes: “se não a gente acaba perdendo o que já conquistou” e afirmou que perderam as 14 ambulâncias obtidas anteriormente. Comentou que a UPA 24h foi alvo de superfaturamento e que alguns têm raiva por verem uma gestão que sabe administrar recursos financeiros. Destacou que a Secretaria de Saúde foi impedida de comprar medicamentos de um fornecedor devido a débitos deixados pela administração anterior. Reforçou que seguem trabalhando, mesmo enquanto alguns tentam colocar a população contra a gestão. Finalizou ressaltando que “tudo tem seu tempo”.

6º Cléber Freitas (PP) saudou os colegas vereadores em nome do aniversariante da semana, Mariano Barros, e estendeu os parabéns ao seu assessor, João Filho. Comentou que participou de uma reunião no último sábado, na Quixaba II, e lamentou o falecimento do senhor Mauro do Feijão. Informou que apresentou um requerimento solicitando a manutenção da iluminação pública nas comunidades rurais (Sítio Miguel, Uri, Pocinhos, etc.) e pediu que o secretário de Serviços Públicos acelere esse trabalho. Relatou que cidadãos que frequentam o Hospital Regional têm manifestado insatisfação com o atendimento na Urgência e Emergência, enfrentando uma espera de mais de nove dias por um leito. Cobrou atenção da governadora para essa situação no hospital e dos demais vereadores da região. Contou que uma gestante já buscou atendimento em quatro UBS no município, mas ainda não conseguiu acesso à vacina contra a Covid. Mencionou que, ontem, esteve em uma reunião no IF Sertão e reforçou seu apoio na captação de recursos para o projeto. Destacou que está disponível o curso gratuito “Seja Empreendedor” e que após a sessão, gravará um vídeo com todas as informações. Alertou que o contato da prefeitura encontra-se bloqueado e solicitou providências para que a questão do telefone fixo seja resolvida. Agradeceu ao gerente da Compesa, Mário, pelo atendimento às suas demandas. Finalizou comunicando que, no dia 26 de maio, Salgueiro celebrará a ordenação de Ivo, da Paróquia Santa Cruz, tornando-se o primeiro padre natural da cidade.

7º Veronaldo Gonçalves (PSB) iniciou sua fala destacando suas indicações da semana. Solicitou ao prefeito Fabinho a contratação de um posto para a distribuição de correspondências no bairro Monte Alegre e a pavimentação das ruas da Cohab: Francisco Emanuel Santiago, Buenos Aires, Rua 9 e Travessa Santiago. Reivindicou a ampliação dos serviços do Castramóvel para os distritos, especialmente Umãs, que enfrenta uma infestação de carrapatos, além disso, pediu que a Secretaria de Saúde mobilize a vigilância sanitária e epidemiológica para combater o problema. Relatou que sua região também sofre com a presença excessiva de animais soltos e questionou a ausência do carro de recolhimento, que deveria realizar esse trabalho. Informou que a máquina de patrolagem esteve em Umãs, mas não completou o serviço, deixando os buracos nas vias. Comentou sobre a visita de Raquel Lyra ao distrito e mencionou que, diante da falta de água, ela solicitou que a Compesa envie carros-pipa, no entanto, lamentou que seu pedido não tenha sido atendido, deixando muitas famílias sem abastecimento há 30 dias. Compartilhou que recebe constantes reclamações dos moradores da zona rural sobre o serviço de coleta de lixo. Convidou os ouvintes para prestigiar, no dia 24, o encontro de sanfoneiros no Sítio Urubu Roça Velha, evento destinado a arrecadar fundos para a construção de uma capela na comunidade. Finalizou parabenizando Auremar Carvalho, Mariano Barros, Caio Cesar, Maisa, Maria e Antoniel pelo aniversário.

8º Auremar Carvalho (PRD) iniciou sua fala parabenizando o vereador Mariano Barros, sua filha Naiara e todos os aniversariantes do mês de maio. Felicitou os moradores de Paus Brancos e Areias pela bela missa em memória de Anjo de Severina e pela primeira Pega de Boi realizada em sua homenagem. Informou que, neste fim de semana, haverá uma Pega de Boi no sítio Bananeira. Comentou que os engenheiros do Estado comunicaram que o número de lâmpadas de LED destinadas ao município será ampliado de 800 para 1.100, sendo 100 destinadas à zona rural. Parabenizou Fabinho por ter convocado a secretária Roseli e solicitado que, em até 75 dias, todas as estradas do município sejam recuperadas, destacando que há locais que há oito anos não recebem manutenção. Ressaltou que a falta de ambulâncias é um reflexo do descaso da gestão anterior, mas garantiu que, em breve, o município receberá novas unidades. Elogiou Fernando Filho pela destinação de R$ 5 milhões para obras de calçamento em Salgueiro e ressaltou que Raquel Lyra foi responsável pelo asfaltamento de Umãs, reforçando que a população tende a votar em quem trabalha e, por isso, votará nela. Por fim, mencionou que, na semana passada, ouviu críticas sobre a qualidade da merenda oferecida pela gestão anterior, no entanto, segundo relatos da população, atualmente a merenda escolar é de boa qualidade.

9º Mael do Divino (Republicanos) felicitou Mariano Barros, Darlando Barros e seu irmão Edgar  pelo aniversário. Relatou que, no final do ano passado, ocorreu um leilão de veículos entre eles,  ambulâncias sucateadas, mencionou que alguns carros passaram da gestão passada para essa, presos no patio da PRF com diversas multas e irregularidades. Destacou que, atualmente, falar sobre falta de medicamentos tornou-se algo comum, mas que antes não percebia essa preocupação. Ressaltou que, na gestão anterior, nenhuma luminaria foi substituída, enquanto a administração atual já conseguiu mais de 900 e que em breve estará sendo instaladas na cidade e zona rural. Solicitou que a Secretária Roseli dedique atenção especial às estradas do Sítio Ingazeiras e Faustino. Parabenizou as duplas de futevôlei pela participação em um campeonato realizado em Serra Talhada, enfatizando que isso representa o crescimento do esporte. Expressou sua admiração pela equipe de gestores e professores da escola Osmundo Bezerra, onde esteve presente em um projeto de leitura. Felicitou todos os envolvidos na organização do Motofest. Informou que solicitou à GRE o espaço da escola José Vitorino para atividades recreativas voltadas às crianças atípicas e anunciou que o projeto terá início em oito dias. Prestou homenagens à Coordenadoria da Mulher e ao Proac pela celebração do Dia das Mães. Comunicou que, em breve, a secretária de Cultura e Esportes revelará uma novidade para os esportistas. Reconheceu o trabalho dos pedagogos e técnicos de enfermagem, que tiveram seu dia comemorado em 20 de maio. Por fim, agradeceu a todos e desejou uma ótima semana.

10° Flavinho Barros (PSD) lamentou o falecimento de Mauro do Feijão e expressou o desejo de que Deus conforte o coração de seus familiares. Contou passar pelo bairro Minervina Franklin, quando foi abordado por moradores da Rua Argentina que solicitaram a continuação da pavimentação. Informou que a documentação do convênio necessário para regularizar e dar seguimento à obra ainda não foi localizado. Destacou o reajuste de 4,83% para os servidores que ganham acima de um salário mínimo, ressaltando que, pela primeira vez, essa iniciativa partiu da administração como uma forma de valorização, sem necessidade de solicitação por parte dos trabalhadores. Mencionou que a bancada da oposição tem afirmado que houve retirada de recursos da previdência dos servidores, o que classificou como uma inverdade, pois na CPI da Previdência constatou que a antiga gestão foi responsável por retirar e não repassar o dinheiro por meses. Pontuou que, além de trabalhar, também precisa combater as mentiras. Solicitou acesso ao espelho da emenda destinada à construção de um Centro Esportivo no município. Relatou que a UPA 24h não foi habilitada no Ministério da Saúde pela gestão anterior. Enfatizou que a saúde municipal apresenta um quadro  de servidores de excelência e que a atual gestão trabalha para recuperar os prejuízos deixados pela administração anterior. Reforçou que os avanços são perceptíveis em várias áreas da atual gestão. Exaltou a parceria entre a prefeitura e o governo do estado em apoio ao Salgueiro Motofest. Finalizou reafirmando seu compromisso com o progresso, destacando que segue atuando em busca de um novo tempo.

11º Eduarda Sampaio (Republicanos) parabenizou Mariano Barros pelo aniversário e justificou sua ausência na última sessão. Explicou que tem se dedicado aos cuidados necessários para evitar um parto prematuro devido algumas intercorrências que vem acontecendo durante sua gestação e mencinou, nesta sexta-feira, completará 30 semanas de gravidez, passando o período mais crítico. Comentou sobre a regularização da UPA 24h que a atual gestão tem trabalhado para viabilizá-la. Relembrou sua visita ao Ministério da Saúde, onde confirmou que todas as diligências já foram concluídas. Citou a fala de uma vereadora, que afirmou que a bancada do prefeito não consegue realizar a capinação e o tapa-buracos. Destacou que ambas as partes possuem responsabilidades iguais e que essa obrigação também recai sobre os vereadores opositores. Enfatizou que, de acordo com o que foi dito pela vereadora, se os vereadores são responsáveis por todas atitudes dos prefeitos que apoiam, a vereadora também seria responsável por questões como milhões de ovos vencidos, restos q pagar de R$ 23 milhões e ambulâncias sucateadas. Ressaltou que é essencial ter responsabilidade sobre o que se declara publicamente. Agradeceu à APAE pela lembrança recebida ao contribuir para a participação da instituição na 11ª Olimpíada Especial das APAEs de Pernambuco, na qual os competidores conquistaram vitórias em diversos esportes. Finalizou convidando a população para prestigiar o retorno do forró na Casa do Sanfoneiro neste sábado, com entrada gratuita.

12º Baldin dos Anjos (PRD) cumprimentou calorosamente os funcionários da Casa e agradeceu a presença de todos na sessão. Informou que protocolou quatro requerimentos: ao Secretário de Serviços Públicos, Thayrony Torres, solicitou a capinação na Creche Isabel Targino, no Planalto, e a substituição das lâmpadas na Rua Francisco de Sá, no Santo Antônio; ao gerente da Compesa, Mário Solano, pediu a verificação da falta de água na Travessa Sebastião Ferreira, no Santa Margarida, além do reparo do cano de esgoto na Rua Pedro Alves Gondim, no Santo Antônio. Contou que encaminhou três requerimentos à Secretária de Obras, Vitória Miranda, solicitando o serviço de tapa-buracos na Rua Sebastião da Silva, no Nossa Senhora Aparecida; na Rua 5, no bairro da Cohab; e na Rua Antônio Parente Alencar, no Imperador. Estendeu seus cumprimentos aos moradores dos bairros, loteamentos, zonas rurais e ao assentamento Santa Luzia. Compartilhou sua participação em um evento realizado em Dormentes no último sábado, ao lado de Sávio Pires e da Secretária de Agricultura, Roseli Regina, onde foram recebidos com hospitalidade e ressaltou a importância da iniciativa. Expressou felicitações ao amigo Bilanga e reafirmou sua disposição para prestar auxílio sempre que necessário. Lamentou o falecimento de Mario do Feijão e manifestou solidariedade à esposa, Socorro. Recordou, com profunda tristeza, a perda de seu neto, de 24 anos, vítima de um choque elétrico, enfatizando que apenas Deus pode trazer conforto nesse momento de dor. Encerrou sua fala, desejando a todos um excelente fim de semana.

13º Tiago Arraes (MDB) destacou que, na próxima semana, completarão 150 dias da nova gestão. Observou que muitos parabenizam o prefeito, mas questionou onde o povo fica nessa história. Comentou que, ao analisar o programa de governo, encontrou o PDDE, um recurso destinado às escolas para aquisição direta de materiais necessários. Pontuou que a qualidade da merenda escolar caiu, uma medida aparentemente adotada para reduzir custos. Destacou que o problema das estradas na zona rural poderia ser facilmente resolvido com a locação de máquinas. Relatou que tem sido alvo de tentativas de intimidação por exercer seu papel de vereador da oposição. Mencionou que, na gestão anterior, as constantes reclamações sobre a falta de medicamentos eram recorrentes na Tribuna, e que hoje tentam normalizar essas faltas, salientando que falta medicamentos como losartana e hidroclorotiazida. Ressaltou que Salgueiro já contava com um Centro de Cuidado Animal e o que foi inaugurado é apenas uma maquiagem, pois o prometido era a criação de um Centro de Zoonoses. Solicitou a contratação de profissionais de fora para atender as crianças atípicas que aguardam nas filas. Comentou que a reforma do Funpressal não estava prevista no plano de governo, mas foi uma das primeiras medidas adotadas pela atual gestão. Enfatizou que seguirá cumprindo seu papel e atendendo às demandas da população. Acrescentou que certas situações foram exploradas para garantir a vitória eleitoral do atual prefeito e que, agora, percebe-se que as promessas feitas não podem ser concretizadas. Encerrou enfatizando que em vez de focar no trabalho, a atual gestão opta por culpar a oposição e o governo anterior.

14º Agaeudes Sampaio (Republicanos) iniciou seu discurso destacando sua convicção de que a transformação da cidade começa dentro da sala de aula. Enfatizou que a educação não é apenas uma pauta, mas um compromisso com a dignidade humana, a justiça social e o desenvolvimento, reafirmando a importância de uma escola pública inclusiva, que valorize e respeite as diferenças. Ressaltou que educação sem planejamento se torna uma promessa vazia e que, quando se investe de forma genuína no ensino, os benefícios são coletivos, duradouros e transformadores. Mencionou que o Plano Municipal de Educação, documento que define metas e estratégias para o avanço educacional do município, está vencido desde dezembro de 2024. Alertou que, sem essa diretriz, o município pode perder recursos. Reforçou seu compromisso com a educação e o desejo de contribuir para mudanças concretas, destacando que solicitou uma audiência pública para debater os rumos do ensino no município. Defendeu a valorização do serviço público, com o projeto de lei que cria um programa permanente de saúde destinado aos servidores municipais, além disso, apresentou o projeto de prorrogação do Plano Municipal de Educação. Criticou algumas falas dos colegas durante a sessão e enfatizou que, por anos, os pedidos de ajuda feitos pelos salgueirenses foram ignorados, reiterando que o povo precisa de todos os vereadores atuando de forma comprometida. Por fim, concluiu afirmando que sua luta só terá fim quando todos os cidadãos de Salgueiro tiverem acesso efetivo às políticas públicas e reafirmou que seu trabalho como vereador é voltado para a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.