
Com o tema “Inovação a serviço da população”, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realizou nesta segunda (27) e segue nesta terça-feira (28), o 9º Congresso Pernambucano de Municípios, no Recife Expo Center, no bairro de São José. O evento gratuito tem como foco a modernização e a eficiência das gestões municipais, além da troca de experiências entre profissionais do setor. A abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a governadora Raquel Lyra (PSD).
Segundo o presidente da Amupe e prefeito de Aliança, Pedro Ermírio Freitas (PP), é o maior encontro do estado dedicado ao municipalismo e a expectativa é reunir mais de 20 mil participantes nos dois dias.
“No evento, serão debatidos temas de interesse de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e equipes técnicas, como o papel dos órgãos de controle. Também haverá debate com o ministro do STF Flávio Dino sobre emendas parlamentares. Além disso, salas dedicadas à captação de recursos, regime próprio de previdência, inovação na saúde e na educação, assistência social, combate à violência contra a mulher, defesa civil e inovação na gestão pública”, afirmou.
O congresso também contará com uma feira de negócios, reunindo mais de 50 expositores de empresas e instituições que apresentam soluções inovadoras voltadas à gestão pública.
Programação
Na manhã da terça, os participantes poderão assistir salas temáticas sobre como reduzir riscos de desastres naturais; os municípios na linha de frente da rede de enfrentamento ao feminicídio; como avançar na educação inovadora e inclusiva; como inovar, melhorar o acesso e reduzir filas na saúde; segurança pública e o debate sobre guarda armada; e judicialização das políticas públicas. Além disso, será realizado o prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora.
À tarde, os presentes participam de salas temáticas sobre patrimônio cultural e turístico; projetos estruturadores e os caminhos para o desenvolvimento econômico; Compesa; e as mudanças da reforma tributária para os municípios. Também serão realizados dois painéis: a comunicação na era das redes sociais; e controle externo e a boa gestão municipal. Este último com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antonio Anastasia e do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), Carlos Neves.





