O Governo de Pernambuco alerta a população para reintrodução de doenças no Estado, em razão da baixa adesão a vacinação em nova campanha de mídia, visando incentivar e reforçar a imunização das crianças. O material que foi lançado neste domingo(23) inclui um filme para a TV, spot de rádio, carro de som e peças para blogs e outras mídias digitais, e deve circular até o fim do mês incidindo com o encerramento das campanhas de multivacinação e de imunização contra poliomielite que termina do dia 31 de outubro.
Atualmente 82,5% do público-alvo, crianças de 1 a 4 anos, estão protegidos contra a doença. A meta do Ministério da Saúde é que 95% da população prioritária esteja vacinada.
A superintendente de imunizações, Ana Catarina de Melo reforça a necessidade de incentivar a vacinação em todo o estado. “Buscando incentivar a vacinação no estado o governo disponibiliza uma campanha publicitária, tanto pra mídia televisiva como spot de rádio para incentivar a vacinação da população. Então precisamos nesse momento de uma mobilização da sociedade, que os municípios disponibilizam pontos de vacinação, que também intensifica a vacinação em áreas de difícil acesso, para que a gente consiga com isso, melhorar essas coberturas vacinais e impedir a reintrodução de vírus como rubéola, poliomielite no estado.”
Dos 184 municípios pernambucanos, 77 atingiram a meta de 95% de cobertura recomendada pelo órgão federal, 104 estão com percentual igual ou menor 94% e 4 cidades estão com 50% de cobertura ou com percentual abaixo da metade.