A Polícia Federal (PF), por meio de sua delegacia em Salgueiro, no Sertão Central, concluiu a Operação ‘Phaseoli V’, que consistiu na erradicação e destruição de plantios de maconha no Sertão pernambucano em 2022. O trabalho aconteceu de 21 de setembro a 23 de novembro e foi divido em três fases: levantamento, percussora e deflagração da operação
Ao todo foram erradicados 131 mil pés da erva e destruídas 22 mil mudas que estavam em 28 plantios. Além disso, foram apreendidos 230 quilos de maconha já pronta para o consumo.
Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela PF em algumas ilhas dos Rio São Francisco, na região de Orocó, Salgueiro, Cabrobó, Belém do São Francisco, Betânia, Flores, Carnaubeira da Penha e Parnamirim. Além dos policiais federais, a ação teve o apoio das polícias Rodoviária Federal, Militar, Civil, Penal e bombeiros.
Os policiais trabalharam com incursões terrestres e fluviais, com o emprego de botes infláveis e duas aeronaves – sendo uma da PF, através da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) e a outra da Divisão de Operações Aéreas da PRF. De acordo com a PF, caso os 131 mil pés fossem colhidos, prensados e colocados no mercado consumidor, daria para se produzir 26 toneladas de maconha.