Em virtude da guerra, preço de pães e massas irão aumentar

 

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos industrializados (Abimapi), anunciou nesta última segunda-feira (14), por meio de nota, que os preços dos produtos devem aumentar.

O aumento deve ocorrer em virtude da suspensão de 30% das exportações mundiais de trigo, em decorrência da guerra entre Rússia e Ucrânia.

“A Rússia é o maior exportador de trigo do mundo e tem sido afetado economicamente pelo conflito com a Ucrânia – juntos, os dois países respondem, em média, por 30% das exportações mundiais de trigo […]o desabastecimento tem a ver com dificuldades logísticas – a guerra fechou portos, interrompeu o transporte – e com a queda da produção ucraniana da commodity”

Segundo a associação, o Brasil produz menos da metade do trigo que consome e precisará importar uma grande quantidade do grão de países do Mercosul, o que resultará em uma alta nos preços.

Não há uma previsão exata de quando será o aumento, no entanto, os fabricantes devem começar a sentir a disparada da cotação do trigo e isso será repassado ao consumidor.

De acordo com a associação: “O consumidor brasileiro deve começar a sentir os efeitos em breve, quando as indústrias comprarão as novas safras. As indústrias estão com estoques relativamente curto, pois estão no início da entressafra de trigo, lembrando que o produto acabado também não tem estoques e que varia muito de empresa para empresa. De todo modo, este repasse tende a ser gradual, pois não há espaço para elevar os preços de uma só vez para o consumidor final”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.