Evento acontece de 8 a 12/11 e reúne empreendedores culturais de todo o País, além de empresas internacionais
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – Adepe e a Secretaria Estadual de Cultura – Secult-PE participam do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR), que acontece em Belém (PA), desta quarta-feira (8) até domingo (12), e reúne centenas de empreendedores culturais de todo o país e também do exterior, além dos ministros da Cultura do Mercosul. A equipe de técnicos e gestores públicos de Pernambuco está na capital paraense com o objetivo de apoiar e potencializar as oportunidades de negócios dos 14 empreendedores pernambucanos selecionados via edital federal para o evento promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI).
A preparação dos pernambucanos começou no último dia 31, com um workshop sobre rodadas de negócios e pitchings, no Centro de Artesanato de Pernambuco, equipamento gerido pela Adepe. O encontro foi comandado por André Lira, gerente de Programas e Projetos da Diretoria-Geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe, que compartilhou experiências para melhor aproveitamento do MICBR, considerado uma plataforma de transações comerciais e de formalização de parcerias.
“Fomentar o desenvolvimento da nossa economia criativa é uma das atribuições da Adepe. Nossa expectativa é de que os criativos pernambucanos realizem bons negócios; que façam boas trocas e enriqueçam suas bagagens cultural e comercial. Estamos com o suporte necessário para que os negócios sejam alavancados”, diz André Teixeira Filho, Diretor-presidente da Adepe.
“A seleção de empreendedores culturais pernambucanos para o MICBR é uma demonstração de nossa potência criativa. Enquanto Secretaria Estadual de Cultura, procuramos prepará-los e apoiá-los para que essa experiência seja mais proveitosa e eles voltem com muitos negócios fechados e novos conhecimentos”, comentou Cacau de Paula, Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.
Além do workshop, ainda foi produzido um catálogo digital para divulgação unificada dos empreendedores culturais pernambucanos com tradução para o espanhol, resultado de uma parceria com o Instituto Cervantes, e também para o inglês.
A presença das equipes da Secult e Adepe no MICBR – que inclui a Secretária Estadual de Cultura, Cacau de Paula, o Secretário Executivo de Cultura, Leonardo Salazar, e a Diretora Geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe, Camila Bandeira – também promove Pernambuco enquanto um fecundo território criativo na cultura e destaca a importância do setor para o desenvolvimento econômico e social.
O MICBR agrega 15 setores criativos em sua programação: Áreas Técnicas; Artesanato; Artes Visuais; Audiovisual e Animação; Circo; Dança; Design; Editorial; Gastronomia; Hip Hop; Jogos Eletrônicos; Música; Moda; Museus e Patrimônio; Teatro. Durante o evento, são realizadas rodadas de negócios, formação de redes de contatos e showcases. Também acontecem atividades formativas, como palestras magnas, painéis, oficinas e mentorias. O evento conta ainda com uma programação artística ressaltando a diversidade da produção cultural brasileira.