Coluna da segunda – Adutora de Negreiros: água que passarinho bebe

O Araripe inteiro conhece as aspirações políticas do prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel (UB). O ex-deputado estadual, atualmente chefe do executivo da principal cidade do polo gesseiro agora quer ser deputado federal. Todo vereador quer ser prefeito, todo prefeito que ser deputado estadual, em seguida, deputado federal e por aí vai. O jogo político é dinâmico e requer movimentos que consolidem as pretensões, o que não se pode, sob hipótese alguma,  é terceirizar responsabilidades.

Em entrevista  ao jornalista Roberto Gonçalves, o aspirante a federal deu a seguinte declaração: “Se a gente tivesse um representante que vivesse na região, que morasse aqui, que tivesse esse entendimento de que a vida dele está aqui, essa adutora não teria ficado fora do PAC. Por que, eu, ou qualquer outro que fosse esse representante, camarada ia pra cima, ia pra dentro. Teria dito assim: pessoal eu vivo aqui, a minha vida está aqui, meu povo está aqui, nós precisamos de água nas torneiras todos os dias”, declarou.

É por demais oportuno lembrar que o Araripe tem representantes em Brasília. Podemos citar um desses, o deputado federal Luciano Bivar (UB) foi apoiado pelo prefeito e poderia ter se empenhado mais em defesa da obra que deve regularizar o abastecimento no Sertão. Não se escuta falar do interesse de Bivar na articulação em torno do instrumento de abastecimento mesmo o líder-mór do União Brasil tendo abocanhado  7.938 votos na Princesa do Araripe.

A cidade mesmo com todo o seu protagonismo econômico ficou a “ver navios ” e não conseguiu  o financiamento federal para a principal obra estruturadora do município, a adutora de Negreiros.  Mesmo contando com o apoio da governadora e com a militância da deputada estadual Socorro Pimentel, representante do prefeito, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) Pimentel não conseguiu garantir a obra que é essencial para que os sertanejos vivam com dignidade.

Raimundo pensa em 2026 como se não existisse 2024. O prefeito faz movimentos externos, anuncia apoios de lideranças de outros municípios e faz sua pré-campanha, aos poucos, tomar musculatura mas no meio do caminho existem eleições municipais e essas irão influenciar diretamente o xadrez político das eleições de 2026. Para o próximo ano, o prefeito de Araripina têm um grande desafio: fazer um sucessor em que possa confiar.  No páreo: O vice-prefeito Evilásio Matheus, o presidente da Câmara de vereadores, Roseilton Oliveira, além de Roberta Falcão e o médico Aluísio são nomes que estão à mesa da situação em Araripina e disputam o apoio de Pimentel. Este é o primeiro grande desafio: fazer um sucessor.

O start para uma disputa com chances de representar o Sertão do Araripe em Brasília passa por 2024 e por obras que possam melhorar a qualidade de vida de sertanejos que amargam até 30 sem água.,

***

Em tempos de Fake News, o BLOG VINICIUS OLIVEIRA continua produzindo conteúdo diuturnamente de forma séria democrática e confiável. E para isso precisamos de uma equipe de comunicadores e colaboradores apurando os fatos e se dedicando a checagem de informações direto do Sertão de Pernambuco. Já pensou em além de se manter informado com conteúdo confiável , ainda poder apoiar o que é produzido pela comunicação profissional pernambucana? Quer saber mais? Custa muito pouco.

Um comentário

  1. Está muito bem colocado que quem “se avecha, come cru”. E que perúmorre na véspera”
    Raimundo Pimentel e o pessoal que consegue conviver (de forma suportável) ao seu lado sabem que é extremamente dificil o Araripe eleger um deputado federal. Até um estadual é dificil, tanto que a região contava com três até um dia desses e hoje só tem um, que é, por sinal, aquela que convive com Raimundão há um bom tempo, na condição de esposa.

    Perguntem por ai se quem “faz politica para se servir” não tem mais dificuldade de ampliar o leque e ser reconhecido como liderança regional. Perguntem. Pimentel vai ter que gastar o solado da chinela e uns litrinhos de combustíveis a mais, além de manter na sua agenda uma pauta socio-política, pela qual ele possa vir a ter mais gordura político-eleitoral.
    Quem se fecha em copas pensando só no “venha a nós” tem mais dificuldade de adquirir votos até para Conselho tutelar. acorda, Raimundão !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.