Agricultores dos Assentamentos Antônio Conselheiro, Ernesto Che Guevara e do Acampamento Liberdade (Pedra Branca), em Abaré-BA, beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal, denunciaram que estão sendo pressionados a repassar os valores depositados em suas contas para lideranças de Movimentos Sociais.
De acordo com as denúncias, cerca de 18 agricultores foram orientados a sacar os recursos do programa e entregar parte do montante para dirigentes ligados aos movimentos. Preocupados com a situação, muitos beneficiários optaram por não realizar o saque de uma nova parcela, temendo represálias ou prejuízos financeiros.
“Esse dinheiro é para nós, agricultores, e deveria ser usado para ajudar nossas famílias e nossa produção. Não é justo que tenhamos que repassar a maior parte do dinheiro para outras pessoas”, desabafou um dos agricultores que preferiu não se identificar por medo de retaliações.
O Programa de Aquisição de Alimentos é uma iniciativa do Governo Federal voltada para o fortalecimento da agricultura familiar e combate à fome. A situação levantou questionamentos sobre a transparência e gestão do benefício na região. A comunidade pede que as autoridades competentes investiguem a denúncia e garantam que os recursos sejam destinados exclusivamente aos beneficiários.