Com o objetivo de promover a inovação em sua área de atuação, a Sudene reuniu representantes de fundações de amparo à pesquisa para discutir a ampliação de parcerias. O debate, coordenado pelo superintendente da Sudene, Danilo Cabral, contou com a participação dos gestores e técnicos da Diretoria de Planejamento da Autarquia e de representantes das Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados de Alagoas, Ceará, Pernambuco, Piauí e Sergipe. A proposta é impulsionar a criação de novas empresas, especialmente ligadas ao setor digital e tecnológico, contribuindo para a competitividade econômica e o desenvolvimento social da região. Danilo Cabral falou da importância de “estreitar laços”, identificar agendas comuns e detalhar as ações que serão implementadas em conjunto com as fundações.
O superintendente destacou, ainda, que essa ação está em sintonia com o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Autarquia e que tem “a inovação como eixo central e transversal a todas as ações conduzidas pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste”. O apoio a startups, em parceria com as fundações, é uma das ações em andamento na Sudene e a ampliação é de interesse da instituição, assegurou Danilo Cabral. Serão realizadas reuniões com as equipes da Diretoria de Planejamento da Superintendência e das fundações para definir como vai ser a participação da Sudene nos próximos projetos que visam impulsionar as startups.
Atualmente, a Sudene vem destinando R$ 6 milhões, por meio de termos de outorga, para apoiar startups em sua área de atuação. Já foram celebrados acordos de cooperação técnica com Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte. As empresas são selecionadas através de parceria com as Fundações de Amparo à Pesquisa de cada estado.