Após as declarações do pastor carioca, Jotanas Scoralick, profetizando o rompimento da Barragem de Sobradinho, no norte da Bahia, a Defesa Civil de Petrolina emitiu uma nota tranquilizando a população. Nas falas do evangélico, ele chegou a dizer que uma tragédia cairá sobre Petrolina e a cidade baiana, e que as pessoas devem construir a arca e aumentar as orações.
Com a repercussão, os profissionais que atuam no Plano de Contingência (Plancon), disseram que se reúnem frequentemente para discutir a atualização das ações de risco referente à Barragem, além de realizarem visitas técnicas para detectar alguma irregularidade no local. “Durante essas atividades, nunca foi identificado qualquer risco de rompimento”, garantiram.
O Plancon é um documento em que estão definidas as responsabilidades estabelecidas para atender a uma emergência, contendo também as informações detalhadas sobre as características da área, definição de um sistema de alarme e estabelecimentos de rotas de fuga.
O plano tem como objetivo minimizar os efeitos em uma situação de emergência na Barragem de Sobradinho, caso isso venha acontecer.
Fonte: Carlos Britto