Já não é uma novidade que as compras realizadas pela internet vieram para ficar, mesmo com o varejo aberto. Apesar dos nordestinos terem se acostumado com essa prática, as vendas online tiveram queda (-7,90%) ao comparar os meses de abril e março. Continuando com esse período de comparação, o faturamento também caiu: (-10,82%). Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
Seguindo os meses comparativos (abril e março), todas as regiões tiveram queda nas vendas por e-commerce. Os demais resultados foram: Norte (-6,72%); Sudeste (-8,31%); Centro-Oeste (-8,85%); e Sul (-10,02%).
“Historicamente, abril sempre foi um mês de quedas no comércio em geral, não apenas no e-commerce. Parte do motivo pelo qual é um período menos aquecida, é que os consumidores dispendem seus recursos com lazer, em razão dos feriados existentes nessa época”, afirma Renata Carvalho, coordenadora do Ciclo MPE da camara-e.net.
Vendas online no Nordeste
Ao comparar as vendas realizadas pela internet, nos meses de abril (2022 e 2021), neste caso, o resultado foi de alta de 10,73%. No acumulado no ano, segue em expansão: 19,50%.
Na composição regional, do acumulado no ano, o Nordeste foi a segunda colocada, sendo o Norte o destaque (28,03%). As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Centro-Oeste (14,19%); Sul (12,09%); e Sudeste (5,74%).
Faturamento do Nordeste
Na comparação entre abril deste ano com o mesmo mês de 2021, o faturamento do setor teve uma leve queda (-1,32%). Em contrapartida, no acumulado no ano segue em crescimento: 11,68%.
Seguindo no acumulado no ano, o Nordeste ficou na liderança. As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Sul (10,95%); Norte (10,50%); Centro-Oeste (6,67%); e Sudeste (3,33%).