Araripina: caso de menino com meningite acende sinal de alerta entre pais e alunos

Nesta segunda-feira (13) a diretora de uma unidade escolar em Araripina publicou um vídeo pontuando esclarecimentos sobre uma informação que começou a circular na comunidade educacional. Segundo a gestora, um aluno do terceiro ano está internado com suspeita de meningite, a identidade da família não foi revelada. O pai relatou que foi feito o exame da medula, e confirmou a suspeita. A professora entrou em contato com a equipe médica para buscar informações e orientações. Ainda não se sabe se a meningite é bacteriana ou viral.

A meningite é uma infecção que afeta as meninges, que são as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Existem diferentes tipos de meningite, sendo as mais comuns a meningite bacteriana e a meningite viral.

 

A meningite bacteriana é causada por bactérias e é considerada uma emergência médica, pois pode ser grave e levar a complicações graves, como inflamação cerebral, danos cerebrais, convulsões e até mesmo morte. É transmitida por meio do contato direto com secreções respiratórias de uma pessoa infectada.

Já a meningite viral é causada por vírus e geralmente é mais branda e de autolimitada, ou seja, se resolve espontaneamente sem a necessidade de tratamento específico. Os vírus responsáveis pela meningite viral são normalmente transmitidos por meio de gotículas respiratórias.

A escola informou que irá reforçar protocolos de higiene e segurança sanitária entre os estudantes e educadores.
Nossa reportagem entrou em contato com a Kelly Sislany, do setor de vigilância mas a profissional se encontra de férias, fora da cidade. Rafael, da área de vacinação, informou que a Secretaria Municipal de Saúde deve se pronunciar através de nota à imprensa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.