Dom José Vicente, ordenado 2 bispo para diocese de Salgueiro, conversou com a dupla de apresentadores do Jornal da Grande, Kleide Delmondes e Vinicius Oliveira. Em sua primeira fala aos fiéis do Sertão do Araripe o representante do papa falou sobre a expectativa em relação a posse, os desafios da missão e os trabalhos sociais em Araripina.
A entrevista vai ao ar nesta sexta-feira (30), um dia antes de sua posse, às 12h. Ouça em 90,9 FM ou pelo www.radiograndeserra.com.br.
Atualmente a Diocese de Salgueiro tem como bispo ordenado Dom José Vicente Pinto de Alencar da Silva, nascido no distrito de Santa Fé em Crato (CE), mais precisamente no Sítio Engenho da Serra, no dia 2 de janeiro de 1958.
Dom José Vicente ingressou no Seminário Diocesano São José, No Crato, aos 28 anos de idade e recebeu sua ordenação das mãos de Dom Newton Holanda Gurgel, quarto bispo daquela circunscrição, em 22 de janeiro de 1994. Uma vez ordenado, assumiu a Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Suas habilidades de liderança logo foram percebidas e em 15 de janeiro de 1995 foi nomeado vice-reitor do Seminário São José e, onze meses depois, em 24 de dezembro, reitor. Em 2002 foi enviado para Roma onde viveu por sete anos e concluiu mestrado em Ciências da Educação e Direito Canônico.
De volta ao Brasil, em 2008, exerceu o cargo de professor no seminário diocesano São José e na Faculdade Católica do Cariri, com sede em Crato. Logo após, se instalou na paróquia onde iniciou sua missão, permanecendo como seu pároco de 10 de julho de 2010, até o dia 29 de março de 2023 quando se tornou segundo bispo da Diocese de Salgueiro. No dia 20 de julho de 2021 foi eleito pelo Colégio dos Consultores de sua diocese natal para a função de administrador diocesano, dada a transferência do, hoje, Arcebispo de São Luiz do Maranhão Dom Gilberto Pastana de Oliveira, então VI bispo do Crato.
Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 3 de junho de 2023 na Sé Catedral Nsa. Sra. da Penha em Crato/CE, pelas mãos do primeiro bispo de Salgueiro e atual titular do Crato, Dom Magnus Henrique Lopes. A posse canônica em sua nova diocese é prevista para o dia 1 de julho de 2023 na Sé Catedral de Santo Antônio em Salgueiro.