Um grupo de lideranças dos Projetos Irrigados que fazem parte do Sistema Itaparica, participou de uma Audiência Pública na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, em Brasília nesta quarta-feira (11). O encontro teve como objetivo discutir a preocupante situação enfrentada pelos 45 mil reassentados nos Projetos Irrigados, que recentemente tem sofrido com o constante desabastecimento de água.
Até o último dia 21 de setembro, a CODEVASF era a entidade responsável pela manutenção do sistema. No entanto, uma resolução foi emitida, transferindo essas responsabilidades para a CHESF, referentes aos projetos de Itaparica. Até o momento, a CHESF alega não ter oficialmente assumido tais responsabilidades, deixando essas 45 mil pessoas em uma situação de incerteza quanto ao abastecimento de água, tanto para irrigação como para consumo humano.
“A gente se preocupa com a situação que estamos vivendo, pois não temos a certeza de que amanhã teremos água, pois nos foi assegurado que os serviços seriam mantidos até dezembro, mas até agora ninguém garante nada, e pode ser que amanhã mesmo, não tenhamos água. Por enquanto só há promessas e nenhuma garantia de que teremos água para nossas plantações, e nem para nossa gente beber.” – disse um dos presentes em contato com o Blog do Didi Galvão.
Na última quarta-feira (04/10) uma mobilização foi realizada no Trevo do Ibó, onde os participantes buscaram chamar a atenção das autoridades do Governo Federal para essa problemática. Posteriormente, uma reunião com o Superintendente da 3ªSR CODEVASF, Edilázio Wanderley, resultou no agendamento da audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados.
A audiência foi uma oportunidade crucial para destacar as preocupações dos reassentados e buscar soluções que garantam o abastecimento de água para essa comunidade. Lideranças do Projeto Zé Preá em Orocó, Projeto Fulgêncio de Santa Maria da Boa Vista, como também de Petrolândia/PE e Rodelas/BA, estiveram participando da reunião juntamente com deputados pernambucanos e baianos.
Fonte: Blog Didi Galvão