
Do fim de semana natalino até o momento, emergências oftalmológicas do Estado registraram 10 casos de ceratite química (queimaduras na córnea) e outros 3 em confirmação, com provável correlação com uso de pomadas fixadoras/ modeladoras para penteados. As pacientes procuraram unidades de saúde com queixas de ardor, vermelhidão, fotofobia e ao exame clínico ficou constatada presença de lesões na córnea. Todas as pacientes referiram uso de pomada modeladora para penteados na noite anterior nos dias de festividades.
Dos casos relatados de intoxicação exógena, as pacientes foram atendidos na Fundação Altino Ventura (FAV) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ibura. Após relatos similares, acontecidos em Pernambuco, no período do Carnaval, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) alerta para prevenção a novas intoxicações desta natureza.





















