O bispo da Diocese de Salgueiro, Dom José Vicente Pinto de Alencar da Silva, assinou no último dia 27/10, a suspenção do padre Ronildo Adones Vieira, que atuou recentemente na Paróquia Imaculada Conceição, em Araripina.
“Considerando o que determina o código de Direito Canônico, sobre as obrigações dos clérigos, especialmente o cânone 277; Considerando a necessidade de prevenir escândalos, garantir o curso da justiça e tutelar da fé, seguindo o descrito nos cânones 1395, 2; 1722. Havemos por bem decretar, como de fato decretamos formalmente para que produza todos os efeitos legais a SUSPENÇÃO CANÔNICA DE ORDEM do Pe. Ronildo Adones Vieira.” diz um trecho do documento, o decreto tem vigência imediata. Antes da divulgação da suspenção do sacerdote, a Diocese informou que o religioso estava em um período de “formação permanente” fora da diocese.
Conhecido como “padre vaqueiro” o vigário paroquial da igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é acusado de ter engravidado uma mulher. O padre foi afastado no final do mês de setembro. O homem de 38 anos de idade é padre há quatro anos. Ronildo foi ordenado em 16 de agosto de 2019 na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, localizada na cidade de Serrita, sua terra natal.