O Ceará continua recebendo, via barragem de Jati, no Cariri cearense, as águas da Transposição do Rio São Francisco, que desde fevereiro de 2024, voltaram a chegar, a pedido do Governo do Estado. Mas, desde março, as duas motobombas da Estação de Bombeamento 3 (EBI-3), do Eixo Norte, na cidade de Salgueiro, em Pernambuco, que antecede a estrutura de Jati, estão paradas. Uma delas (a bomba 2) desde 2022. Já a outra (bomba 1) teve o funcionamento interrompido em março de 2023 e havia previsão do Governo Federal de retorno até o dia 10 de abril. Mas, ainda não voltou a funcionar.
Em nota, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) – responsável pela Estação de Bombeamento – informou que a motobomba 1 ainda está em manutenção, pois “uma das peças necessárias está em processo de desembaraço alfandegário”. A estimativa do MIDR é que será liberada nos próximos dias para a conclusão do serviço.
O Ministério destacou que “após o período de chuvas, todos os reservatórios e barragens atendidos por esta estação de bombeamento estão abastecidos. Ou seja, não há qualquer prejuízo no fornecimento de água aos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte”.
Na nota, o MID informa que “o reparo na EBI3 foi necessário após ocorrência de vibração excessiva, desde o fim de 2022, que causou desgaste relevante nos rolamentos. A medida foi adotada com o objetivo de preservar o bem público e a segurança da operação”.