Na Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira (3), a Câmara de Vereadores de Salgueiro aprovou o Projeto de Lei n° 15, que autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Especial Adicional para a utilização de recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo. O PL foi aprovado em 1° turno, por unanimidade, e votado em segundo turno logo em seguida, com a quebra do interstício legal.
A proposta abre no orçamento do município crédito adicional na ordem de R$ 558.354,22, que deve ser investido obrigatoriamente em projetos de audiovisual, reformas e restaurações de equipamentos culturais, funcionamento de salas de cinema, apoio a cineclubes, formações e capacitações, investimentos em artistas locais, entre outras ações.
O recurso foi repassado ao município pelo Governo Federal, dentro dos R$ 3,8 bilhões que a Lei Paulo Gustavo disponibilizou para repasse a estados e municípios de todo o Brasil. A iniciativa presta uma homenagem ao ator/comediante Paulo Gustavo, que morreu em decorrência da Covid-19 em maio de 2021. Também é uma forma de compensar os prejuízos sofridos pela classe artística no período de pandemia.