Candidatos aprovados no concurso público de 2022 da Prefeitura de Parnamirim, em Pernambuco, estão exigindo novas nomeações em diferentes setores. A convocação mais recente, feita em 5 de março, contemplou apenas os aprovados na Secretaria de Saúde, deixando outros como os Professores de AEE em espera.
O concurso, realizado pelo Instituto Consulpam, tem sido alvo de investigações e controvérsias. Em 28 de setembro de 2023, o Ministério Público de Pernambuco iniciou um inquérito para apurar possíveis atos de improbidade administrativa durante o certame. Paralelamente, em 11 de setembro, o MP já havia recomendado a regularização dos cargos públicos no município devido à má gestão.
Apesar da convocação dos aprovados em 10 de agosto de 2023 pelo prefeito Ferdinando Lima de Carvalho (Nininho), muitos cargos ainda estão ocupados por temporários. Mais de 800 servidores temporários atualmente ocupam quase metade das vagas destinadas a contratações por interesse público excepcional.
A falta de comunicação e planejamento claro tem gerado insatisfação entre os aprovados, que observam a situação em comparação com a cidade vizinha, Terra Nova, onde os aprovados estão sendo chamados. Em Parnamirim, a comunicação entre candidatos e a administração municipal está estagnada, com relatos de que os agentes de confiança do prefeito ignoram as solicitações por um cronograma de convocações.
A ausência de diálogo e transparência tem alimentado debates sobre a eficiência na gestão pública. A comunidade aguarda que as autoridades competentes resolvam a situação de forma justa e transparente, garantindo o cumprimento das promessas feitas no concurso público.