
A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR) realizou, nos dias 28 e 29 de abril, mais uma edição da Caravana Federativa em Pernambuco. A iniciativa ocorreu em parceria com a Associação Municipalista do Estado (Amupe), no âmbito do 8º Congresso Pernambucano de Municípios, em Olinda.
Em sua 12a edição e pela segunda vez em Pernambuco, a Caravana Federativa tem como objetivo levar aos estados representantes de órgãos federais, facilitando o diálogo com gestores e gestoras municipais e estaduais. “Ao invés de o prefeito ou a prefeita irem buscar o atendimento na capital, é Brasília que vem até eles. É o momento de você ter acesso às ações e programas do Governo Federal, e também resolver pendências, realizar prestação de contas e destravar convênios”, informou o Secretário Especial de Assuntos Parlamentares da SRI, André Ceciliano, que representou no evento a chefe da pasta, ministra Gleisi Hoffmann.
Nos dois dias de Caravana, 3,5 mil pessoas visitaram o espaço e puderam tratar diretamente com representantes de 36 ministérios, dois bancos públicos e outros 15 entes federais. Além disso, 3.316 atendimentos foram registrados. Para o Secretário interino de Assuntos Federativos da SRI, Ilário Marques, o evento representa muito mais que um encontro municipalista. “É um encontro de vida, de inclusão, de pessoas, que, na ponta, faz a política chegar aos que mais necessitam. E é por isso que o governo do presidente Lula nos orienta a, cada vez mais, fortalecer o federalismo. Fortalecer o municipalismo é fortalecer o federalismo e a democracia brasileira”, afirmou em discurso que marcou a abertura do Congresso Pernambucano de Municípios.
Para o presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, a presença da Caravana no Congresso reforça o compromisso com o municipalismo e com a descentralização das políticas públicas. “É uma oportunidade única para que os gestores alinhem demandas e soluções em prol dos municípios pernambucanos”, destacou.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, defendeu o fortalecimento do municipalismo. “A gente sabe que a vida do povo se dá nas cidades, e o quanto é importante que cada ente da federação trabalhe de forma conjunta para podermos mudar a vida das pessoas diretamente onde elas vivem”. Ela também destacou a importância do resgate do diálogo federativo. “A gente tem conseguido, desde o primeiro dia do nosso mandato, fortalecer as relações com o Estado, que há muito não se tinha com o governo federal. Semana passada, fomos a Brasília e trouxemos quase R$300 milhões de reais de empréstimos da Caixa Econômica Federal. Tudo isso com o aval da União, com apoio efetivo da presidência da República, para que a gente possa fazer investimentos no nosso Estado”, revelou.
Para o secretário André Ceciliano, essa retomada do pacto federativo é um dos princípios que norteiam as caravanas. “Quando os três níveis de governo se unem, a capacidade de resolver os desafios da ponta é imensa”, finalizou.
Sobre a Caravana Federativa
A Caravana Federativa é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, criada para aproximar representantes de órgãos federais de gestores e gestoras municipais e estaduais. Além de facilitar o diálogo, a ação ajuda a resolver pendências e a ampliar o acesso a programas do Governo Federal. Só em 2024, a Caravana Federativa atendeu mais de 11 mil demandas em cinco estados.
A primeira edição do evento itinerante ocorreu em 2023, na Bahia. Desde então, os eventos ocorreram também nos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Amapá, Teresina – com a presença do presidente Lula – e Pará.