Com o uso de inteligência geográfica, a prefeitura de Lucas do Rio Verde implementa projeto que permite que o socorro chegue em poucos minutos, com apenas um clique
A cidade de Lucas do Rio Verde, que atualmente conta com cerca de 67 mil habitantes e está entre as 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do país, desenvolveu uma ferramenta capaz de salvar vidas, com apenas um clique. Trata-se do “Botão do Pânico”, um aplicativo de celular que utiliza dados de inteligência geográfica para agilizar o atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. A solução é integrada ao ArcGIS, da Imagem Geosistemas, empresa brasileira líder em Soluções de Inteligência Geográfica e distribuidora oficial da plataforma desenvolvida pela gigante norte-americana Esri, que está em funcionamento e já salvou a vida de seis mulheres e, hoje, é também utilizada em escolas e no atendimento de residências na zona rural.
Rubens Oliveira, Supervisor Adjunto do GEO na Prefeitura de Lucas do Rio Verde (MT), conta que, atualmente, o município conta com mais de 220 mulheres com medida protetiva decretada pela justiça e outras tantas com o processo em andamento. “É uma situação grave e conseguimos, por meio do aplicativo, garantir mais segurança para essas vítimas. Quando o Botão do Pânico é acionado, a ajuda chega em poucos minutos e isso pode ser determinante para a vida das mulheres”, comenta.
O aplicativo é instalado no celular das mulheres pela própria Guarda Civil, que também ensina como ele deve ser utilizado. E para não ser reconhecido no telefone, ele possui outro nome e um ícone neutro. Quando a cidadã se vê em uma situação de perigo, basta que acione o aplicativo para que a solução de inteligência geográfica faça o restante do trabalho. Instantaneamente, a solução detecta todas as unidades de polícia próximas à localidade e as aciona, reduzindo, assim, o tempo de espera da vítima. Em no máximo cinco minutos, a ajuda chega ao local.
Utilização também em escolas e zonas rurais
Com o sucesso do Botão do Pânico nos casos de violência doméstica, Oliveira explica que o projeto foi expandido: “vimos , também, a necessidade de um dispositivo que fornecesse esse mesmo grau de segurança para as escolas, assim, adaptamos o aplicativo para utilização em caso de qualquer sinal de emergência em instituições de ensino. Temos já uma experiência em que o botão foi acionado e a viatura chegou em exatamente um minuto na escola”, conta.
As zonas rurais, que ocupam grande parte do território da cidade, também ganharam uma cobertura extra com o aplicativo. Nesse caso, a aplicação foi adaptada e aciona diretamente as Patrulhas Rurais do município. Com isso, é possível que os moradores das regiões mais afastadas tenham um rápido atendimento, tanto em casos de invasão de patrimônio, questões policiais, como atendimento médico, já que é possível, também, acionar as ambulâncias com mais agilidade.
Para ter acesso ao aplicativo, as vítimas devem ligar para a Guarda Civil Municipal. O telefone de contato da Guarda Municipal é o (65) 99270-0805 (atendimento via whatsapp) ou 153. O endereço da Guarda é na Rua Sarandi, n° 2.201 E, bairro Rio Verde. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.