O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou nesta terça-feira (8/10) os resultados das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Para conferir as notas finais das provas objetivas e as notas preliminares da discursiva e da redação, os candidatos deverão acessar o site do CPNU.
O certame foi realizado em agosto em 228 municípios e reuniu 970.037 inscritos. Foram divulgadas as notas dos blocos 1,2,3,5,6,7 e 8. Por conta de uma decisão liminar da Justiça do Distrito Federal, a divulgação das notas das provas do bloco 4 está suspensa até uma nova decisão da justiça.
A decisão foi proferida pela 14ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, em resposta a uma ação popular movida contra o governo e a Fundação Cesgranrio, devido a um incidente ocorrido durante a realização das provas no Recife.
No dia da aplicação do certame, um malote com as provas foi aberto por engano, fazendo com que candidatos de uma sala tivessem 11 minutos de acesso ao caderno com as questões da tarde, ainda no período da manhã.
À época, o Ministério da Gestão afirmou ter tido conhecimento do caso, porém assegurou que a “situação foi identificada e corrigida imediatamente, com a troca das provas, antes do inícios das provas no período matutino, portanto, não afetou a aplicação nem o sigilo das informações”. Segundo a pasta, a Advocacia Geral da União, irá recorrer.
A pasta também disponibilizou um extrato do resultado, as notas de cada uma das provas. Segundo o MGI, o documento “permitirá a cada candidato entender a composição de sua nota”. O prazo recursal contra as notas preliminares das provas discursivas e da redação estará aberto entre os dias 8 e 9 de outubro.
Provas de títulos
Juntamente com a divulgação das notas das provas, a pasta também convocou candidatos habilitados para a prova de títulos. De acordo com os editais, o envio da documentação referente à titulação acadêmica e experiência profissional, referente à etapa de avaliação de títulos, deverá ser feito na quarta e quinta-feira (9 e 10 de outubro).
Na última semana, o Ministério da Gestão retificou os editais do CNU mudando a fase de avaliação de títulos. Agora, mais documentos terão que ser autenticados em cartório. Além disso, foram feitas alterações na fórmula de cálculo da nota das provas objetivas. A pontuação final varia entre 5% e 10% dependendo do órgão e cargo da vaga.
Próximos passos
- 17/10 – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva
- 17/10 – Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e aos candidatos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai)
- 17 a 25/10 – Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência
- 2 e 3/11 – Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros
- 2 e 3/11 – Procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas
- 4/11 – Resultado preliminar da avaliação de títulos
- 4 e 5/11 – Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos
- 13/11 – Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência
- 13 e 14/11 – Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência
- 19/11 – Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos
- 21/11 – Previsão de divulgação dos resultados finais.
- Janeiro de 2025 – início das convocações
Fonte: Correio Braziliense