Naturais da região do Leitão da Carapuça, zona rural de Afogados da Ingazeira (PE), o conjunto possui mais de 40 anos de Coco de Roda e se apresentará no Palco Ariano Suassuna dia 29/7, às 15h
Vai ter cultura afogadense no tradicional Festival de Inverno de Garanhuns: o grupo de coco de roda Negras e Negros do Leitão irá se apresentar pela primeira vez no festival no sábado, 29/7, a partir das 15h no palco Ariano Suassuna.
Para a participação no festival, o grupo se mobilizou internamente para se inscrever e apresentar um show inédito: “criamos uma comissão para pensar no repertório. Queremos fazer uma apresentação especial”, detalha Sebastião da Silva, responsável pelo grupo.
Liderados pelos mestres Inácio Pedro da Silva, 77 anos, e Manoel Miguel da Silva, 66 anos, o grupo vive no Leitão da Carapuça, zona rural do município de Afogados da Ingazeira. Seus antepassados ocuparam a região a partir da década de 1920, quando os primeiros negros chegaram para trabalhar com a terra. Desde essa época, já faziam do Coco de Roda uma forma de festa e uma forma de ajudar na pisada do barro para as casas de taipa.
O grupo se apresenta oficialmente em festas municipais e festivais culturais desde a década de 1980; já recebeu na comunidade a visita do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e possui um CD gravado. “Vamos nos organizar para conseguir levar nossa arte para cada vez mais gente”, destaca Mestre Manoel Miguel.
A apresentação no FIG é gratuita, das 15h às 16h, no Polo Ariano Suassuna (cultura popular) – Praça Dr. Manoel Jardim (cerca de 300m da Prefeitura, por trás das Casas Bahia, centro da cidade).