Apesar de permanecer entre os estados mais violentos do País, Pernambuco conseguiu reduzir as mortes violentas intencionais pelo quinto mês consecutivo. De acordo com estatísticas divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS), 259 pessoas perderam a vida no último mês de setembro. A queda foi de 19,4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 321 assassinatos foram somados pela polícia.
Com exceção do Recife, as outras regiões do Estado tiveram redução na quantidade de mortes violentas intencionais em setembro. Na capital, 41 pessoas foram assassinadas. Duas a mais que o resultado apresentado no mesmo período do ano passado.
Apesar do resultado similar, é preciso observar, porém, que a capital pernambucana manteve os altos índices de mortes ao longo do ano. Entre janeiro e setembro, 497 pessoas foram assassinadas. O aumento, até agora, foi de 15,31% em comparação com 2023 (que teve 431 ocorrências).
Parte expressiva desses crimes contra a vida tem relação direta com a guerra entre grupos criminosos rivais especializados no tráfico de drogas. Atualmente, a Várzea, na Zona Oeste do Recife, e bairros vizinhos são a área integrada mais preocupante para a polícia, que tem investido em operações da Polícia Militar para reduzir os números.
Como estratégia para incentivar a tropa, o comandante geral da PM, coronel Ivanildo Torres, tem acompanhado presencialmente algumas das ações nas áreas consideradas mais críticas. O subcomandante geral, coronel Cláudio Ricardo Lopes, também.
Fonte: JC