Mais 10 casos de Febre Oropouche foram confirmados em Pernambuco. Os novos casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Com a nova rodada de exames positivos, divulgada na segunda (22), o Estado passou a registrar 82 casos da doença.
Até o momento, o vírus oropouche isolado foi identificado em pacientes de 13 municípios pernambucanos: Jaqueira, Pombos, Palmares, Água Preta, Moreno, Xexéu, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende, Camaragibe. Os últimos 10 casos são de Jaqueira e Camaragibe.
Diferenças
Arboviroses se caracterizam por serem doenças causadas por mosquitos. No caso da dengue, zika e chikungunya, o vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, já a febre oropouche é causada pelo mosquito maruim.
Com os casos das arboviroses crescendo em todo o Estado, é possível confundir os diagnósticos. Segundo o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), os sintomas da dengue e da febre do oropouche são similares: febre, dores de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, mal-estar.