A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou que as provas do concurso PC PE com 445 vagas serão realizadas em fevereiro. A oferta será para os cargos de agente, escrivão e delegado da Polícia Civil do Estado.
O prazo para as provas foi passado na quarta-feira, 11, durante evento para lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2) e o Programa de Ação na Segurança (PAS).
“Os concursos para policial militar e bombeiro militar acontecerão em janeiro, na segunda quinzena, e para os policiais civis, em fevereiro”, disse a governadora.
E, nota enviada à Folha Dirigida por Qconcursos na terça, 10, a Secretaria de Administração do Estado (SAD PE) já tinha adiantado que as provas seriam realizadas em fevereiro. Já o edital está previsto para publicação em janeiro.
A banca organizadora do concurso para a Polícia Civil de Pernambuco ainda não foi revelada. Já existem informações de que a instituição já foi escolhida, mas o nome só será divulgado após a assinatura do contrato para a prestação dos serviços.
No caso dos concursos para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado, o Instituto AOCP foi o contratado. Ainda não há confirmação se ele também ficará à frente das provas para Polícia Civil ou se será outra banca.
A banca organizadora dos concursos é a responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas, como as provas objetivas, por exemplo.
Toda aprovação começa com um plano! Invista na melhor preparação, com as assinaturas do Qconcursos e garanta uma das mais de 100 mil vagas em concursos em 2023!
Para os concursos PM e Bombeiros PE com 3.360 vagas, os editais estão previstos para o dia 13 de novembro e as provas para janeiro.
Concurso PC PE será para carreiras de nível superior
A abertura dos novos concursos para a Segurança de Pernambuco foi autorizada em agosto. O aval é para preenchimento do total de 3.805 vagas, sendo 445 destinadas à Polícia Civil do Estado.
As chances da PC PE serão distribuídas entre as seguintes carreiras:
- 45 vagas para delegado;
- 250 vagas para agente; e
- 150 vagas para escrivão.
Tais carreiras têm como requisito o nível superior e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na categoria B. No caso específico de delegado, é necessário ter bacharelado em Direito e prática jurídica de, no mínimo, três anos.
As autorizações oficiais dos concursos foram publicadas no Diário Oficial de 1º de agosto. Porém, a governadora Raquel Lyra já tinha adiantado sobre o aval no dia 31 de julho, durante a cerimônia de lançamento do programa “Juntos pela Segurança”.
O Governo ainda concedeu aval para preenchimento de 2.700 vagas para a Polícia Militar e 660 para o Corpo de Bombeiros.