A Paróquia Santa Cruz, Diocese de Salgueiro, preparou uma programação especial para a Semana Santa de 2025, convidando a comunidade cristã a participar das celebrações que relembram a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Domingo de Ramos – 13 de abril
A Semana Santa inicia com a tradicional Procissão de Ramos, que terá início às 18h30, saindo da Panificadora Asteca, localizada no bairro Cohab, em direção à Igreja Matriz de Santa Cruz. A celebração será seguida pela Santa Missa, marcada para as 19h.
Segunda-feira santa – 14 de abril
Na segunda-feira, o povo de Deus se reunirá para a Santa Missa dos Enfermos, que ocorrerá às 19h. Este momento especial também marcará o último encontro da Campanha da fraternidade .
Terça-feira santa – 15 de abril
Os fiéis se encontrarão na Sé Catedral de Santo Antônio, onde, às 19h, será realizada a Santa Missa dos Santos Óleos, com a presença de todo o clero da diocese, Dom José Vicente ungirá os óleos que serão usados pelos sacerdotes durante todo o ano.
Quarta-feira – 16 de abril
Às 18h30, uma Procissão em honra a Nossa Senhora das Dores sairá em direção ao girador do Prado. Posteriormente, às 19h, será celebrada mais uma Santa Missa na Sé Catedral de Santo Antônio.
Quinta-feira santa – 17 de abril
Na quinta-feira, a programação inclui a Ceia do Senhor, com o Rito do Lava Pés, às 19h. Após a celebração, haverá um momento de adoração que se estenderá até à meia-noite, convidando os fiéis a uma reflexão profunda.
Sexta-feira da Paixão – 18 de abril
A Sexta-feira da Paixão começa às 5h com a Via Sacra, que irá da Sé Catedral de Santo Antônio até a Igreja Matriz de Santa Cruz. Às 15h, a Celebração da Paixão do Senhor .
Sábado de Aleluia – 19 de abril
Às 20h, a Vigília Pascal será celebrada, simbolizando a ressurreição de Cristo e a renovação da fé dos fiéis.
Domingo de Páscoa – 20 de abril
A Semana Santa culminará com a celebração da Ressurreição do Senhor. A Santa Missa será realizada às 8h e novamente às 19h na Igreja .
A paróquia convida todos os fiéis a participarem ativamente das celebrações, reforçando os laços de fé e durante este período tão importante para a Igreja.