O Governo de Pernambuco em conjunto com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Clubes, Ministério Público e Justiça, visando a diversão e a segurança dos torcedores, definiram regras para as partidas de futebol em estádios.
As regras que estão em vigor desde fevereiro estabelecem a permissão de torcidas organizadas com exceção daquelas que foram extintas pela justiça, como Torcida Jovem, Fanáutico e Inferno Coral, instrumentos musicais, sendo necessário o clube enviar a lista dos integrantes com os nomes dos instrumentos de cada, todo os tipo de bandeira e de qualquer tamanho inclusive os bandeirantes. Porém, fica proibido o uso de mastro de bandeira que pode ser usado como arma.
O secretário executivo de Defesa Social Alexandre Alves, reforça o interesse do Governo do Estado em promover segurança aos torcedores. “Como é a final da Copa do Nordeste onde a gente vai empregar mais de mil homens em todo o estado, desde a fronteira com a Paraíba até dentro do campo, onde a gente vai ter a Polícia Militar e a Polícia Civil, juntamente com Corpo de Bombeiros, agindo em prol de um espetáculo seguro. A gente quer que o torcedor vá para o estádio, faça sua festa de forma segura, voltando para casa com a sua integridade física preservada e de preferência com a alegria do bom resultado.”
Em Pernambuco permanece proibido o uso de fogos, fumaças e sinalizadores nos estádios de futebol, visando a prevenção de incêndios.