A União de Vereadores de Pernambuco, UVP, realizou neste fim de semana o seu congresso que reúne parlamentares municipais de todo o estado. O evento ocorreu em Garanhuns e contou com a presença não só de vereadores e vereadoras, mas também de grandes figuras políticas de Pernambuco.
Iniciado na última sexta-feira (25), o congresso da UVP foi bastante movimentado e serviu de termômetro para alguns postulantes ao Palácio das Princesas, já que passaram por lá Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (UB), Danilo Cabral (PSB) e na tarde deste sábado (26) Marília Arraes (SD).
Em todas as passagens se viu a manutenção dos nomes de pré-candidatos(as), embora alguns falem em recuo deste ou daquele. O que houve foi a disputa por parte desses postulantes e o reforço desses nomes por parte dos vereadores presentes que recepcionavam cada um com gritos declarando apoio.
Vereadores de Salgueiro estiveram presentes e a pauta dos municípios como debate central para aprimorar a atuação do legislativo nas cidades, já que são os políticos mais próximos da população. Estiveram presentes no auditório do SESC de Garanhuns para o congresso da UVP os vereadores salgueirenses de oposição e situação, como Sávio Pires, Léo Parente, André de Zé Esmeraldo, Flavinho Barros, Zé Carlos, Henrique Leal Sampaio, Erivaldo Pereira e Mariano Barros.
O tom político em determinado momento foi contrariado por um mal estar entre a instituição e um blog que insinuou apoio da UVP a um dos pré-candidatos, noticiando que o congresso teria aclamado um destes nomes. Em resposta ao blog, a assessoria de comunicação da UVP emitiu nota.