Com as proximidades do período das festas de carnaval o Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBM-PE) orienta foliões e produtores de eventos para uma maior segurança e cuidados durante as festividades. Além de realizar as vistorias sobre demanda, efetuar a fiscalizações preventivas em até 24 horas antes dos eventos. Serão avaliados os riscos de incêndio, queda e choque elétrico.
Para quem levar crianças para o Carnaval todos os cuidados são necessários, como destaca o Major dos Bombeiros Cleiton Silva. “O CBM-PE efetuará fiscalizações preventivas em até 24 horas antes dos eventos, serão avaliados os riscos de incêndio, queda, choque elétrico, entre outros. Já para os foliões algumas orientações podem fazer a diferença na hora de participar das atividades, caso leve crianças para o evento, mantenha sempre alerta e observando essas crianças para não perderem de vista, identificando as mesmas com pulseiras ou crachás plásticos contendo seu nome e telefone. É importante manter-se hidratado e alimentado, prefira comidas leves e evite o excesso de bebida alcoólica. Se informe sempre da localização das saídas de emergência e procure sair do recinto de forma ordenada em caso de tumulto. Mantenha uma distância segura dos palcos e trios elétricos e caso observe alguma irregularidade, informe o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco por meio do telefone de emergência 193.”
Para as agremiações e entidades que desejam fazer solicitações de segurança pública durante os períodos de pré-carnaval, carnaval e pós carnaval, se faz necessário o preenchimento de um formulário online como explica o Major Cleyton Silva. “Faz-se necessário que tanto os foliões quanto aqueles que pretendem promover eventos, sigam algumas orientações para tornar a festa mais segura. Para a realização dos eventos representantes públicas, privadas e agremiações que tenham interesse em solicitar atividade de segurança pública nos períodos de pré-carnaval, carnaval e pós carnaval terão até o dia 31 de janeiro para enviar essa solicitação a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). O pedido deverá ser feito por meio do preenchimento de um formulário online disponibilizado no site da SDS-PE. Já as solicitações de vistorias de trios elétricos, palcos e demais estruturas de apoio devem ser feitas ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.”
É importante destacar que no período pré-carnavalesco as solicitações devem ser feitas com no mínimo 15 dias de antecedência da data do evento.