Unidos pela religiosidade do povo nordestino, os santuários em homenagem a Frei Damião de Bozzano, em Ouricuri (PE), e Padre Cícero, em Juazeiro do Norte (CE), serão os principais atrativos de um roteiro que foi apresentado ao Ministério do Turismo pelo deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) e pelo deputado estadual Antônio Fernando (PP).
Os dois parlamentares lançaram o projeto Rota da Fé junto ao ministro, o pernambucano Carlos Brito, numa recente reunião em Brasília. O gestor se comprometeu a estudar a proposta, que poderá receber apoio do governo federal.
“A Rota da Fé vai valorizar ainda mais esses santuários, atraindo mais visitantes e gerando renda na economia das duas cidades”, destacou Augusto Coutinho, que em 1995 foi responsável, como vereador, por sugerir a outorga do título de cidadão recifense a Frei Damião.
Juntamente com Antonio Fernando, o deputado federal participou, em 30 de abril, da inauguração da estátua de 15 metros de Frei Damião em Ouricuri. Distantes apenas 136 km pela BR-122, os dois santuários poderão ser visitados no mesmo dia por turistas pernambucanos e cearenses, além de visitantes de outros estados do país que estejam em visita à região.
HISTÓRIA
Nascido na aldeia de Bozzano, na Itália, Frei Damião (1898-1997) foi ordenado capuchinho em 1923 e se transferiu para Pernambuco oito anos depois, quando iniciou uma trajetória de peregrinações pelo Nordeste para pregar o Evangelho e defender os mais necessitados. Seu processo de canonização é analisado atualmente pelo Vaticano.
Natural de Juazeiro do Norte, Padre Cícero (1844-1934) teve grande influência religiosa e política dentro e fora do Ceará. Inaugurada em 1969, a imagem em sua homenagem tem 30 metros de altura e vem sendo um dos principais pontos de peregrinação católica no país nas últimas cinco décadas.