Dia do Trabalhador: sindicatos fazem protesto no Recife e pedem valorização dos servidores públicos

Representantes de centrais sindicais de Pernambuco fizeram um protesto no Recife nesta quarta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. A manifestação teve como objetivo celebrar e homenagear os trabalhadores, além de refletir sobre a luta deles por direitos e dignidade.

Ao longo do dia, atos são realizados em todo o país. Com o tema “1° de Maio – Dia do Trabalhador e da Trabalhadora por um Brasil mais justo”, a concentração começou por volta das 10h, em frente à praia do Buraco da Veia, no bairro de Brasília Teimosa, na Zona Sul da capital pernambucana.

Durante o dia, houve discursos de militantes, apresentações de orquestra de frevo, grupo de maracatu e shows de brega das cantoras Valquíria Santana e Carla Alves.

“A gente rememora o dia mundial em que muitas pessoas tomaram pela luta por direitos. A escolha pelo Buraco da Veia foi apostando nessa lua [sol forte], que dava para os militantes virem e a gente conversar diretamente com a população”, afirmou Paulo Rocha, presidente da Central Única do Trabalhadores (CUT) em Pernambuco.

Além da CUT, o ato foi convocado pela Força Sindical, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central de Trabalhadores Brasileiros (CTB) e Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST). As organizações reivindicam a valorização dos servidores públicos.

A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) foi uma das entidades que participaram da manifestação. Os professores da instituição estão em greve desde o dia 22 de abril.

“Nossa greve está entrando na segunda semana. Os professores não estão apenas reivindicando o aumento salarial, mas também a recomposição do orçamento da União para a universidade e, principalmente, a melhoria da qualidade de vida e permanência dos estudantes no campus”, disse Teresa Lopes, presidenta da Adufepe.

Valentina Nascimento é professora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que também passa por uma greve de docentes e servidores técnico-administrativos, participou do ato.

“Hoje é um dia muito importante nesse momento [em] que a gente está em reivindicação pela pauta da educação. A gente está aqui pela visibilidade, mostrar que a gente não está parado. Nós demandamos reestruturação de carreira, recomposição salarial. Eu vim pra cá para dar minha contribuição de corpo presente, dar volume à mobilização”, contou a professora.

Segundo o presidente da CTB em Pernambuco, Hemilton Bezerra, a proposta foi atrair a atenção do trabalhador que veio aproveitar o feriado descansando na praia.

“Aqui é onde nós encontramos, aqui no Recife, a praia mais popular. É onde os trabalhadores e as trabalhadoras estão. Nós queremos dialogar com a sociedade porque o 1º de maio é um dia de luta histórica. Essas músicas dialogam com a classe trabalhadora. Dá para ouvir a música, ter o lazer e o conteúdo da nossa pauta”, declarou Hemilton Bezerra.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.