Dia dos Pais: especialista dá dicas para consumidores e lojistas aproveitarem a data

Segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o Dia dos Pais deve movimentar, em 2023, R$ 26,94 bilhões no comércio. A expectativa é que 68% dos consumidores brasileiros aproveitem o momento para comprar presentes – o que representa 110,5 milhões de pessoas, 8,7 milhões a mais do que em 2022.

O professor de Empreendedorismo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)Artur Motta, afirma que o Dia dos Pais é uma data comemorativa com tendência a elevar um pouco mais as vendas.

“Outra característica do Dia dos Pais é que a data acontece no terceiro trimestre do ano, um período que historicamente tem um cenário favorável em termos econômicos. Especialmente em 2023, a data vem acompanhada do primeiro corte da taxa básica de juros em muitos anos e do novo programa do governo de renegociação de dívidas. Esse cenário possivelmente aumentará as possibilidades de compra da população, favorecendo o consumo e o parcelamento no comércio”, afirma o especialista.

DICA PARA O CONSUMIDOR

Para aproveitar o Dia dos Pais, a dica para os consumidores é pesquisar. O mesmo produto pode ter vários preços diferentes, em lojas físicas ou e-commerce. O consumidor também deve pesquisar com antecedência, pois as compras online podem demorar para serem entregues. Por outro lado, uma visita à loja física pode ser um momento de conexão entre pai e filho, proporcionando uma experiência com a marca, ou até mesmo surpreender o consumidor com preços mais em conta do que a loja online.

DICAS PARA O LOJISTA

Na opinião de Motta, o segredo para que o comércio tire proveito da data é criar experiências ao cliente, seja no ponto de venda ou no tipo de atendimento.

“Quando falamos em criar em experiencia, não é necessariamente ter um vendedor disponível perguntando o que o cliente quer a toda hora. A experiência e encantamento depende do perfil de cliente, pois, alguns clientes preferem não ter o vendedor disponível, mas ele que ofereça uma boa atenção quando for preciso. Um bom exemplo de experiência é mostrar o produto, vantagem e características sendo usadas”, afirma.

Outra dica é trabalhar a omnicanalidade, explorar os canais físicos e digitais de vendas. Fazer a divulgação dos produtos pela web e redes sociais funciona bastante, e permite que o cliente tenha acesso aos produtos da forma como preferir.

“Este pode ser também um bom momento de o lojista treinar ou fazer uma boa seleção de funcionários temporários, que podem se tornar colaboradores físicos para as próximas datas comerciais, a Black Friday e o Natal”, finaliza o docente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.