A Alepe recebeu, nesta quarta (28), a visita dos dirigentes do Clube Náutico Capibaribe e do Sport Club do Recife, respectivamente, Bruno Becker e Yuri Romão. Recebidos pelo deputado Álvaro Porto (PSDB), chefe do Poder Legislativo Estadual, e pelos parlamentares Rodrigo Farias (PSB) e João de Nadegi (PV), os presidentes dos times vieram solicitar o apoio da Assembleia Legislativa no debate e na implementação de medidas para inibir a violência que tem envolvido o futebol em Pernambuco.
O encontro foi motivado pela recente partida entre Sport e Fortaleza, no Recife. Após o empate por 1 a 1, pela 4ª rodada da Copa do Nordeste, o time cearense teve seu ônibus depredado e atletas atingidos. As imagens do episódio circularam pelas redes sociais e causaram uma série de questionamentos a respeito da atuação das torcidas organizadas em todo o país.
“É preciso pensar em ações que coíbam o mau comportamento desses supostos torcedores. Se analisarmos bem, são questões que já extrapolaram o futebol e se inserem dentro do campo da segurança pública. Colocamos nossa estrutura à disposição dos times. A Alepe está aqui para colaborar com o futebol pernambucano”, disse Álvaro Porto.
“Não somos coniventes, mas, enquanto dirigentes dos times, temos limitações para atuar com as torcidas organizadas. Os clubes estão dispostos a cooperar neste processo. E contamos com a parceria de todos os entes governamentais para pensar em soluções que minimizem os danos”, afirmou o presidente do Náutico, Bruno Becker.
Acompanhado do vice-presidente jurídico do Sport, Rodrigo Guedes, o dirigente rubro-negro Yuri Romão pediu à Alepe que interceda junto à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS/PE). “Contamos com o apoio da Assembleia Legislativa para cobrar da SDS/PE um posicionamento mais firme em relação às torcidas e, mais do que isso, oferecer segurança aos torcedores que saem de casa para vibrar junto aos times e não promover violência nas ruas”, afirmou Romão.
“Temos que ter clareza da luta que estamos travando aqui. É uma questão de violência, é um problema de segurança pública. E está na hora de juntarmos todo mundo em prol do Estado e do futebol de Pernambuco”, declarou o deputado Rodrigo Farias.
Dentre os encaminhamentos da reunião, ficou acordado que a Alepe vai oficiar um pedido de informações à SDS/PE para entender as medidas que estão sendo tomadas para desmontar a atuação das torcidas organizadas no Estado.