
O Brasil registrou um aumento nos “divórcios cinza”, aqueles que atingempessoas com mais de 50 anos de idade. O nome faz referência aos cabelos grisalhos desse público.
Dados do Registro Civil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 30% dos divórcios registrados no país, nos últimos anos, foram de pessoas nesta faixa etária. O índice aumentou significativamente em comparação aos 10% registrados em 2010.
A escolha pelo divórcio pode estar interligada a vários fatores, de acordo com a terapeuta de casais Aline Frasson. A busca pelo autoconhecimento e a independência financeira estão entre os principais motivos relatados pelas mulheres, diz a especialista.
A aposentada Maria do Carmo Tomás, moradora do Distrito Federal, tem 60 anos. Ela conta que a ideia do divórcio surgiu após o desgaste no relacionamento.
Depois de quase dois anos, o ex-marido de Maria tem um novo relacionamento e ela conta que está aproveitando o novo ciclo para viajar e passear com as amigas.
Para a advogada Amanda Helito, do Instituto de Direito de Família (IBDFAM), a atualização das leis permite que os divórcios aumentem quando não há mais motivo para manter o relacionamento.
📌Especialistas listam dicas para ‘se recompor’ após o fim de um casamento:
- Permita-se sentir o luto
- Resgate sua identidade
- Pratique o perdão
- Resgate sua identidade
- Cuide da saúde
- Reflita sobre a vida
- Estreite laços com os amigos
Fonte: g1