Duas barragens particulares se romperam, na tarde e na noite desse sábado (8), no Distrito de Severino, zona rural de Itapipoca, limite com Uruburetama, no Interior do Ceará. Ao todo, 12 casas ficaram alagadas, sendo nove delas evacuadas por questão de segurança.
Não houve feridos. As famílias já retornaram para suas residências, na manhã deste domingo (9), segundo o coordenador de Defesa Civil de Uruburetama, Cleyton Sampaio.
Conforme Sampaio, as barragens ficam em área privada de Itapipoca, sendo uma de porte médio e outra de menor tamanho.
Uma terceira barragem de pequeno porte também ameaçava romper. Por isso, houve a remoção das famílias, que puderam retornar após o risco de novo rompimento ser descartado.
A Defesa Civil de Itapipoca informou que fará novo levantamento ainda nesta manhã. Os municípios atuam em ação conjunta na área.
A chefe de Gabinete de Itapipoca, Cristina de Nascimento, afirmou que a gestão disponibilizou maquinário para reparo nas paradas e sangradouros das barragens.
“Juntamente com a defesa civil de Uruburetama, dialogamos com as famílias, especialmente os proprietários das barragens, porque precisamos fazer intervenção com máquina pesadas nas áreas”, disse.
“Temos tido algumas resistências. Porém, nossa orientação é fazer o que for possível para evitar novos rompimentos”, completou.
Fonte: Diário do Nordeste