A delegação pernambucana encerrou, neste final de semana, a sua participação no Mundial Escolar, o Gymnasiade 2022, disputado na cidade de Normandia, na França. Pernambuco teve quatro representantes, entre atletas e paratletas, e voltou com três medalhas de ouro, além de uma prata e quatro bronzes. Este foi o melhor resultado na competição.
Cinco dessas oito medalhas foram na natação. Beatriz Bezerra, na natação convencional, conquistou uma medalha de ouro nos 50m borboleta, com o novo recorde brasileiro da categoria júnior – 26s78, e uma de bronze nos 100m borboleta. Já Júlio Cézar, na natação paralímpica, conseguiu três medalhas: um ouro nos 50m costas e dois bronzes nos 50m e 200m livres. Ambos fazem parte de programas de incentivo ao esporte do Governo de Pernambuco. Bia integra o Time PE e Júlio faz parte do Bolsa Atleta.
As outras três medalhas vieram no atletismo paralímpico. Alanny Santos levou o ouro no salto em distância e a prata nos 100m e 400m rasos. Já Évelyn Ferreira ficou com o bronze nos 100m e 400m livres. A premiação, nesta modalidade, foi feita por pontuação por performance, com cada prova disputada gerando uma pontuação. As duas também integram o Bolsa Atleta PE.