O deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) enviou um ofício ao Ministério da Saúde solicitando a redução da idade mínima para a realização gratuita de mamografias no Sistema Único de Saúde (SUS), passando dos atuais 50 para 40 anos. No documento encaminhado à ministra da Saúde, Nísia Trindade, o parlamentar destacou que a detecção precoce do câncer de mama aumenta as chances de tratamento bem-sucedido e reduz a mortalidade entre as mulheres.
Atualmente, a Lei nº 11.664/2008 e a Portaria nº 61/2015 garantem a mamografia gratuita para mulheres entre 50 e 69 anos. No entanto, entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Mastologia e a US Preventive Services Task Force, recomendam o exame a partir dos 40 anos. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que o câncer de mama deve atingir 74 mil novos casos anuais no Brasil até 2025, reforçando a necessidade da ampliação da faixa etária para o rastreamento.
Eduardo da Fonte também propôs que a mudança seja acompanhada de campanhas de conscientização e investimentos na infraestrutura dos serviços de mamografia. “Nosso objetivo é garantir que mais mulheres tenham acesso ao diagnóstico precoce e um tratamento eficiente, reduzindo o impacto da doença e salvando vidas”, afirmou o deputado.
Fonte: Blog do Magno