Eleições 2022: O que têm feito os candidatos ao governo de PE

Anderson Ferreira faz reunião com policiais científicos e diz que segurança precisa de investimento em tecnologia

O candidato do Partido Liberal (PL) ao governo de Pernambuco, Anderson Ferreira, participou nesta quarta (17), de um encontro com representantes de entidades que representam policiais científicos de Pernambuco, na Zona Norte do Recife. Na agenda do seu segundo dia de campanha, Anderson afirmou que a segurança pública precisa de investimento em tecnologia.

No encontro, integrantes da Associação de Polícia Científica de Pernambuco (Apoc-PE), da Associação Pernambucana de Medicina e Odontologia Legal (Apemol) e do Sindicato dos Peritos Oficiais de Natureza Criminal (Sinpocrim) entregaram um documento sobre a autonomia da instituição, a contratação de profissionais e investimentos em estrutura e tecnologia.

O candidato ao governo do estado também falou o que pretende fazer para a segurança de Pernambuco. Ele afirmou que, para isso, é preciso ouvir representante da categoria.

“Tem que ouvir toda categoria, como temos feito com a segurança pública, tanto na Polícia Militar, Polícia Civil, hoje, na Polícia Científica. Nós temos um compromisso, em uma grande força-tarefa, de elevar o entusiasmo dessa tropa, que presta um serviço, mas precisa de um olhar de um governante. Um governante que possa comandar a segurança pública com responsabilidade”, disse.


Danilo Cabral diz que vai instalar em Pernambuco “a maior rede de proteção de segurança alimentar do Nordeste”

Ao visitar as instalações do Restaurante Popular Naíde Teodósio, situado no bairro de Santo Amaro, no Recife, o candidato a governador de Pernambuco Danilo Cabral (PSB), assegurou que a proteção social será prioridade em seu governo, caso vença as eleições.

De acordo com o candidato da Frente Popular, que esteve no espaço nesta quarta-feira (17), uma das propostas é replicar a nível estadual, o programa Recife Acolhe, lançado pela gestão do prefeito João Campos (PSB), em 2021.

“Nós vamos instalar aqui em Pernambuco a maior rede de proteção de segurança alimentar do Nordeste, fazendo chegar a todas as cidades equipamentos de cozinhas comunitárias. Nas 15 maiores cidades pernambucanas, vamos fazer chegar restaurantes populares, que irão servir, diariamente, mais de 50 mil refeições para que as pessoas em situação de vulnerabilidade tenham o direito de se alimentar”, afirmou Danilo Cabral. 

Na proposta do candidato a governador, o programa estadual se chama Comida na Mesa, e deverá envolver  diversas áreas do governo para criação de uma rede de proteção social. Entre as ações da iniciativa, está a instalação de cozinhas comunitárias e restaurantes populares, como o do Recife.


Marília Arraes encontra representantes do turismo e diz que qualificação profissional, segurança e infraestrutura são prioridades

Foto: Reprodução/TV Globo

A candidata do Solidariedade ao governo de Pernambuco, Marília Arraes, participou de um encontro com representantes de associações de turismo do estado, nesta quarta (17), em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Em seu segundo dia de campanha, Marília afirmou que a qualificação profissional é uma prioridade. Ela também destacou a capacitação e o investimento em segurança e infraestrutura para receber os turistas.

Marília disse o que pretende fazer para o turismo de Pernambuco e afirmou que, “para ser bom para o turista, o estado precisa ser bom para quem vive nele” Além da promoção do turismo e da articulação para trazer investidores de fora, são necessárias outras medidas.

“Hoje, só tem um voo internacional que vem aqui para o Aeroporto dos Guararapes. Além disso tudo, a gente precisa organizar a infraestrutura. Há questões que afligem o próprio cidadão pernambucano e que, em sendo resolvidas, vão receber melhor o turista, mas também capacitar as pessoas para aproveitarem as vagas de trabalho que vão ser geradas mais adiante”, declarou.


”Nosso plano de governo tem propostas para resgatar a dignidade do povo pernambucano”, diz Miguel Coelho

Um dia após o primeiro grande ato político da campanha eleitoral, em Petrolina, o candidato a governador Miguel Coelho voltou a defender o seu plano de governo e disse que as propostas da coligação “Pernambuco com força de novo” (UB, Podemos, Patriota e PSC) vão resgatar a dignidade do povo pernambucano. Nesta quarta-feira (17), durante entrevista a uma rádio da cidade sertaneja, Miguel destacou pontos distintos do plano, sobretudo em relação à saúde, segurança pública, infraestrutura, educação e impostos.

O candidato do União Brasil declarou que o estado terá serviços de qualidade sem distinções ou disputas regionais, ou seja, um governo para todos. Sobre a saúde, o ex-prefeito de Petrolina foi categórico: vai acabar a “senha da morte” na espera por vagas.

“Vamos descentralizar, construir oito novas maternidades e cinco novos hospitais. O Dom Malan é um exemplo, atende 50 cidades e não dá conta. Vamos reformar os já existentes, o povo terá atendimento humano e eficiente”, declarou. “Nosso plano de governo vai resgatar a dignidade do povo pernambucano”, pontuou.

Em relação à Compesa, o candidato reafirmou seu compromisso de reestruturar a empresa. Miguel disse que a concessão do abastecimento e saneamento vai eliminar o atual desperdício de 50% da água produzida atualmente pelo órgão (pesquisa do IBGE) e elevar o percentual da população com tratamento de esgoto, hoje em apenas 18% de um total de 9,6 milhões de habitantes.


“Pernambuco vive seu momento mais desafiador”, diz Raquel Lyra

A candidata ao Governo de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, foi a convidada da manhã desta quarta-feira (17) para a sabatina da Rádio Folha FM 96,7. A ex-prefeita de Caruaru é a segunda a participar da série de sabatinas, que começou nessa terça-feira (16) e teve a ordem dos candidatos previamente definida por sorteio.

A candidata disse que o maior desafio do governador hoje é combater a desigualdade e que tem visto de perto a situação que o povo está vivendo. A proposta é construir 60 mil vagas de creches em Pernambuco para garantir dignidade a essas mulheres.

“Eu não acordei uma dia com vontade de ser governadora. Me preparei para esse momento”  disse Raquel antes de fazer uma descrição da vida profissional dela como delegada, procuradora e secretária de governo. 

Raquel Lyra disse ainda que Pernambuco vive seu momento mais desafiador: perdeu posição nos últimos anos, a RMR mais pobre e miserável do Brasil e campeão de desemprego e pior estado para empreender. Para ela começou o tempo de apresentar quem ela é, e apresentar o que fez em Caruaru, bem como a trajetória política e o compromissos com Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.