Eleições 2024: Fortaleza é a primeira vitória do PT em capitais desde 2016

O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, elegeu neste domingo (27) o prefeito de Fortaleza, capital do Ceará, com a vitória de Evandro Leitão. Essa é a primeira conquista da legenda em capitais desde 2016.

Em 2020, o PT teve seu pior desempenho em eleições municipais e não elegeu nenhum prefeito nas 26 capitais do país.

Evandro Leitão teve 50,38% dos votos válidos e derrotou André Fernandes (PL), que teve 49,62%. A decisão foi a mais apertada entre as capitais, com uma diferença de apenas 0,76 ponto percentual (p.p.) entre os candidatos.

Evandro virou a situação em relação ao primeiro turno. Fernandes havia terminado na frente com 40,20%, e Evandro tinha 34,33%. A escolha do deputado estadual, recém-filiado ao PT, foi uma aposta do ministro da Educação, Camilo Santana, e deixou mais evidente, ao longo da campanha, o racha entre os irmãos Ferreira Gomes.

O senador e ex-governador Cid Gomes (PSB) entrou na campanha do petista, especialmente no 2º turno, quando a chapa de esquerda tinha o desafio de reverter uma diferença de cerca de 80 mil votos.

Cid atuou diretamente na mobilização de prefeitos de municípios do interior que fortaleceram a campanha de Evandro em Fortaleza na reta final.

O irmão, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), chegou a fazer declarações duras contra o candidato petista. Outras lideranças do partido ligadas ao ex-governador pedetista apoiaram publicamente Fernandes na segunda etapa da disputa municipal. Foi o caso do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) e um grupo de vereadores da capital ligados a Ciro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.