Conforme o blog noticiou na última segunda-feira (28), o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , fixa o próximo sábado (02) como prazo final para desincompatibilização de agentes públicos com pretensões às eleições de outubro.
Já é público em Salgueiro que duas pessoas, uma de cada grupo político da cidade, fará frente à disputa pelo voto com intenção de ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Fabinho Barros (Patriotas), que já havia sido candidato ao mesmo cargo de deputado estadual nas eleições de 2018 obtendo quase dezoito mil votos de pernambucanos, assumindo a suplência, tentará novamente agora em 2022 chegar à Casa Joaquim Nabuco. Eliane Alves (PSB), estreante para este nível de disputa, representará o grupo de situação em Salgueiro e embora não tenha declarado publicamente a data em que oficializará sua desincompatibilização, já podemos dar como certa para os próximos dias a movimentação da pré-candidata nesse sentido.
A integrante do PSB, que foi reeleita vereadora em 2020 e assumiu a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente em janeiro de 2021, se licencia até o próximo dia 02 de abril para reassumir o seu mandato de vereadora e, assim, candidatar-se dentro do período legal sem impasses jurídicos e possível impugnação futura por não cumprimento do prazo de desincompatibilização.
A certeza se dá após o pronunciamento do vereador Erivaldo Pereira (PSB), suplente que assumiu na linha sucessória da chapa proporcional pessebista eleita em 2020. Na subida à tribuna para pronunciamento durante a reunião da Câmara de Vereadores desta quarta-feira, Erivaldo anunciou que está se afastando da atual função na Casa Epitácio Alencar e prestou contas do seu mandato, incluindo o período anterior em que foi vereador na legislatura passada, não tendo sido reeleito em 2020.
Daqui até quando for oficializada candidata, o que aguarda a vereadora Eliane Alves na Câmara de Vereadores, além de correligionários, é uma bancada de oposição e uma mesa diretora com integrantes que, assim como a pré-candidata quando vereadora de oposição na legislatura passada, já vivenciaram e protagonizaram momentos de intensos embates, polêmicas e cobranças.