O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nesta segunda-feira (30), que os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 alocados em locais de prova com distância superior aos 30 quilômetros de suas casas e que não puderem comparecer nos dias designados, 5 e 12 de novembro, terão outra oportunidade de fazer a avaliação.
“Os inscritos que eventualmente tenham sido alocados em locais com distância superior aos 30 quilômetros estipulados contratualmente e que não puderem comparecer ao local designado no dia do exame terão a oportunidade de fazer a prova em outra data: 12 e 13 de dezembro, em locais que serão divulgados posteriormente. A metodologia do Enem permite a comparabilidade das notas e a igualdade de condições entre os participantes”, explicou o Inep, em nota.
Segundo o Inep, cerca de 1% dos inscritos, algo em torno de 50 mil pessoas, se encaixam nestas condições. Eles estão concentrados, majoritariamente, em grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.
O órgão afirmou ainda que não há casos de inscritos alocados em município diferente daquele indicado pelo próprio participante no ato da inscrição e que as cidades escolhidas para fazer a prova não podem ser alteradas.
Os participantes interessados na nova aplicação do Enem 2023 devem submeter seus pedidos para análise entre os dias 13 e 17 de novembro, na Página do Participante.
Fonte: Diário de PE