Após as ameaças terroristas domésticas durante o feriado de Natal na capital da República, o esquadrão de bombas da Polícia Federal no Distrito Federal realizou, nesta segunda-feira (26/12), varredura no hotel em que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está hospedado, em Brasília.
A verificação de ameaças contra o futuro mandatário da República ocorreu por volta das 7h30. Já a PMDF também reforçou o policiamento nos arredores no hotel, no Plano Piloto.
Militares que estão no local informaram ao Metrópoles que o comando está “atento” à integridade dos órgãos da administração federal, do Gabinete de Transição (CCBB) e de outros locais considerados “sensíveis” – entre esses, o acampamento bolsonarista em frente ao Quartel-General do Exército.
De acordo com interlocutores ligados a Lula, o presidente está a caminho de Brasília, saindo de São Paulo, e não tem agenda no CCBB nesta segunda.
Ameaças terroristas
No feriado de Natal, um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) planejava atentado contra o Aeroporto Internacional de Brasília. O terrorista doméstico foi preso e identificado como George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos. Ele disse em depoimento à polícia que estava “preparado para matar ou para morrer”.
A bomba que George Washington tentou detonar foi encontrada perto de um caminhão-tanque nas proximidades do terminal aéreo.
Além disso, um objeto explosivo foi encontrado no Gama, região administrativa de Brasília. Havia ainda, entre os itens achados, coletes balísticos e capas. O esquadrão de bombas foi ao local na noite de Natal para realizar procedimentos técnicos e fez a detonação controlada do material por volta das 22h30.
Após os episódios violentos, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o esquema de segurança para a posse de Lula serão revisto. “Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá”, escreveu.
Lula toma posse dia 1º de janeiro de 2023.