Um “manifesto à sociedade brasileira” assinado por seis ex-Procuradores-Gerais da República pede a responsabilização civil, criminal e administrativa dos autores do ato golpista deste domingo em Brasília (8/1).
O documento, divulgado nesta segunda-feira (9/1), é assinado por Raquel Elias Ferreira Dodge, Antônio Fernando Barros e Silva de Souza, Claudio Lemos Fonteles, José Paulo Sepúlveda Pertence, Roberto Monteiro Gurgel e Rodrigo Janot.
O texto critica o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro dizendo que, no último “quadriênio governamental”, “a formação de sociedade humanista foi menosprezada ante a estupidez armamentista, o isolamento mundial, a mais completa ausência de ideias e condutas sólidas e bem estruturadas em adequada fundamentação”.
Os ex-PGRs pedem, então, que os fatos deste domingo, “gravíssimos”, porque atacam a democracia, sejam apurados e punidos.
“Os fatos, ontem consumados, fielmente retratam o que se vem de afirmar. Gravíssimos porque atacam, contundentemente, a Democracia.”
“Na expressão mais lídima do Estado Democrático de Direito, que tais fatos sejam investigados e processados, civil, criminal e administrativamente, e que sejam responsabilizados seus autores, quer no plano da execução das condutas, quer no plano do financiamento à dita execução, quer no plano dos mandantes que, por ação ou omissão, estimularam a execução dessas condutas”, diz a carta.
Fonte: Metrópoles