O Congresso de Operações Policiais (COP) Internacional trará para debate a atuação das duas principais facções criminosas do país: o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV). A atuação de ambas já foi registrada em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
A palestra de Christian Vianna de Azevedo, atual subsecretário de Integração e Segurança Pública de Minas Gerais, terá como tema os crimes transnacionais, com ênfase na expansão do PCC e principais aspectos do tráfico de drogas e armas no país. A questão da criminalidade organizada no Rio de Janeiro e as respostas de enfrentamento da Polícia e do Estado serão abordados por Alexandre Abrahão, Juiz de Direito titular da 3ª Vara Especializada em Crime Organizado. O evento está agendado entre os dias 16 e 18 de outubro, em São Paulo (SP).
Durante o COP Internacional os palestrantes levarão mais detalhes e estratégias de enfrentamento das facções, bem como ações planejadas pelas forças de Segurança Pública.
João Sansone é especialista em segurança pública, idealizador e responsável pela organização do COP 2024. Ele enfatiza a importância de trazer ao debate a complexidade do combate ao crime organizado no Brasil. “Tratar a criminalidade no país não é uma responsabilidade apenas da polícia, mas deve ser feito através de um esforço combinado entre as Polícias, Ministério Público, Judiciário e também do setor privado, legitimando a presença do Estado e oferecendo estrutura para reduzir a influência das facções no dia-a-dia da população“, argumenta.