Desde o dia 18 de março as regiões do Agreste e Sertão tem registrado fortes chuvas elevando os níveis dos mananciais. No Agreste a barragem com mais aumento foi a de São Jaques, no município de Canhotinho, que registrou 22,83% de elevação no nível de acumulação, Poço Fundo localizado em Santa Cruz do Capibaribe elevou mais de 8% do seu nível, mas ainda está em estado crítico sendo apenas 10% da sua capacidade.
O Gerente de Unidade de Negócio da Compesa Denis Mendes, falou da importância do aumento da elevação na barragem do Jucazinho no Agreste. “A barragem do Jucazinho acumulou 1,16% do seu volume e isso representa 2,2 milhões de metros cúbicos, importante volume para garantir a segurança hídrica das 12 cidades atendidas por essa barragem e diversas localidades, entre elas a principal cidade de Caruaru, que com isso conta com a segurança hídrica de ser atendida ,de ter abastecimento de água por pelo menos mais um ano. Lembrando que nós estamos no início da quadra chuvosa na região, o que deixa todos nós muito felizes com essa garantia do atendimento a nossa população.”
No sertão do estado a barragem de Brejinho obteve uma elevação de 40% no armazenamento nos últimos dias. A Compesa já está iniciando testes para reduzir o rodízio no abastecimento de água no município.